Secretário de Saúde admite subnotificação de casos em Conquista

A coletiva buscou esclarecer sobre o caso registrado na cidade e tirar dúvidas sobre os procedimentos em andamento no enfrentamento à pandemia 1 de abril de 2020 Joanne Luisa Nogueira

Um dia após confirmação do primeiro caso de covid-19, em Vitória da Conquista, o secretário da Saúde da cidade, Alexsandro Costa, e o médico infectologista, Augusto Nunes, dividiram uma entrevista coletiva ao vivo via internet, em uma canal do YouTube, na tarde desta quarta-feira (1º/04). O objetivo da live foi esclarecer sobre o caso registrado na cidade e tirar dúvidas sobre os procedimentos em andamento no enfrentamento à pandemia.

De acordo com o secretário, o paciente infectado, ao chegar do Rio de Janeiro, ficou em isolamento social com a família seguindo corretamente o protocolo e, hoje, apresenta-se assintomático, ou seja, sem sintomas.

“O monitoramento se estabelece nessa condição, já que ele veio de outra região. Fica os 14 dias em casa na sua autodeterminação em relação à quarentena, protegendo a si e a sua família. É isso que o mundo espera de cada um de nós”, disse o médico, reforçando a importância do isolamento domiciliar.

Também foi dito que os primeiros testes rápidos para detecção da covid-19, em breve, chegarão à Bahia e serão destinados aos profissionais da saúde e segurança, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

O secretário de Saúde ainda admitiu que há uma subnotificação de casos do coronavírus em Conquista. Confira a coletiva no vídeo.

No 1º dia de abril, o Brasil já registra 6.836 casos confirmados e 241 óbitos, sendo que mais de mil casos se confirmaram nesta quarta-feira. Vitória da Conquista tem 181 casos notificados e apenas 1 confirmado para a covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *