Vacinação de trabalhadores da educação e pessoas com doenças crônicas e condições especiais começou hoje em Conquista

Há 9.600 doses da vacina Oxford/Fiocruz, que chegaram ontem (04/05) para essa etapa da imunização na cidade 5 de maio de 2021 Ariane Longa

Começou, nesta quarta-feira (05/05), a vacinação dos trabalhadores da educação, entre 55 a 59 anos, de Vitória da Conquista juntamente com as pessoas com doenças crônicas e  de clínicas especiais de 18 a 59 anos, como transplantados, com Síndrome de Down e Imunossupressão. Essa imunização conta com 9.600 doses da vacina Oxford/Fiocruz que chegaram ontem (04/05).  Amanhã, quinta-feira, a vacinação segue com a faixa etária de 50 a 59 anos. 

O professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Marcus de Assis Lima, foi um dos primeiros vacinados do dia no posto da Fainor. “Ser vacinado (primeira dose da Oxford) é uma alegria, por um lado, mas é também um momento em que a gente pensa em quantas vidas foram perdidas pela falta e atraso na compra das vacinas.” Ele ainda destaca que a vacinação dos professores universitários só faz sentido se os alunos também. “Os riscos permanecem porque a vacina não evita o contágio ou desenvolver a doença, ela atenua os sintomas ou diminui as chances da doença desenvolver para os casos graves. É preciso mais vacinas, para toda a população”.

Vacinação dos professores em Vitória da Conquista

Professor do curso de Jornalismo da Uesb, Marcus Lima, vacinado contra a covid-19 nesta quarta-feira (05/05). Foto: Arquivo pessoal

Para que possam receber a primeira dose, os trabalhadores da educação deverão apresentar o contracheque do mês de abril de 2021 e um documento de identidade com CPF. Já para as pessoas transplantadas, com Síndrome de Down e Imunossupressão, é necessário apresentar relatório médico e/ou receita médica para uma destas doenças crônicas, além de documento pessoal com CPF.

Nesta quarta-feira, a Prefeitura também deu continuidade a vacinação dos idosos, que agora já está na faixa etária de 60 ou mais anos, e ainda da aplicaçaõ da segunda dose do imunizante Oxford/Fiocruz para aquelas pessoas com retorno marcado no cartão de vacina para o dia 5 de maio.

A vacinação de primeira e segunda doses aconteceu hoje e continuará no restante da semana, das 9h às 16h, no drive-thru na Universidade Federal da Bahia (Ufba), e nos pontos fixos para pedestres: quadra da Igreja Nova Sião, Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos, Colégio Paulo VI, Paróquia Rainha da Paz, Salão Paroquial da Santa Luzia e quadra esportiva da Fainor.

Vacinação da quadra esportiva da Fainor.

Atraso da CoronaVac/Butantan

Já para a vacinação da CoronaVac/Butantan, Conquista recebeu nesta terça-feira (04/05) apenas 740 doses. Por esse motivo, só receberão a segunda os idosos acamados e domiciliados que já estão com mais de 20 dias de atraso. As demais pessoas que estão com a segunda dose marcada terão que aguardar novas reposições da vacina.

Em relação a falta da vacina CoronaVac, o Ministério da Saúde declarou que devido às dificuldades na importação do Insumo Farmacêutico Ativo (IVA), os fabricantes não estão conseguindo entregar a vacina. Mas há previsão de chegada para a próxima semana.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS), esclareceu que o atraso da 2ª dose não faz com que a pessoa perca a proteção da vacina já tomada. Quem foi vacinado com a primeira dose tem a imunidade preservada e a segunda dose funciona como um reforço para estimular o organismo a produzir um número maior de anticorpos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o município confirmou nesta quinta-feira (05/05) mais 158 novos casos de contaminação pelo vírus. Com isso, o total de infectados pelo novo coronavírus atinge a 27.125, pessoas dos quais 26.264 já são considerados curados e 423 estão com o vírus ativo no organismo. Ainda segundo o Boletim Epidemiológico Municipal, a taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 84%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *