Umbuzeiro Filmes estreia documentário sobre o cineasta Geraldo Sarno
As primeiras sessões aconteceram no Centerplex Boulevard, em Vitória da Conquista, e no Circuito Sala de Arte, em Salvador 7 de março de 2025 Rian BorgesO documentário Dois Sertões, que retrata a vida e obra do cineasta baiano Geraldo Sarno, estreou na última quinta-feira (06/03) e está disponível nas telas dos cinemas da Bahia até o dia 12 de março. As primeiras sessões aconteceram na mesma noite no Centerplex Boulevard, em Vitória da Conquista, e no Circuito Sala de Arte, em Salvador
No dia de celebração do que seria o aniversário de 87 anos do artista, as sessões foram disponibilizadas com entrada totalmente gratuita. A partir de hoje, em Salvador, o valor da entrada custa R$5, já em Vitória da Conquista a gratuidade permanece até o fim da exibição. Em ambas cidades, a reserva do ingresso deve ser feita por meio do preenchimento de um formulário online.
O documentário, dirigido por Caio Rezende e Fabiana Leite, aborda a relação de Geraldo com sertão baiano através de filmagens das séries “Sertão de Dentro”, em 2017, e “Sertânia”, em 2018, última obra do cineasta.
Para o sobrinho de Geraldo, Antonio Sarno, que esteve presente na estreia do documentário em Vitória da Conquista, “a memória de Sarno já é eternizada pela sua obra cinematográfica, e, através do documentário “Dois Sertões”, ela ganhou cor, voz e emoção, através da perspectiva do próprio cineasta, que atuou como ator principal da sua vida”.
Geraldo, que é natural de Poções, nasceu em 1938. Durante sua carreira como cineasta e roteirista, produziu filmes que retratam temáticas sociais, especialmente sobre a migração nordestina, a cultura popular e a religião. Entre documentários, séries e curta-metragens, Geraldo produziu mais de 30 obras, sendo Viramundo (1964) e Sertânia, vencedor do Prêmio Abraccine de 2020, as mais conhecidas.
O lançamento de Dois Sertões faz parte da 3ª edição da REC Conquista, organizado pela Umbuzeiro Filmes, recém lançada e primeira distribuidora de filmes do sudoeste da Bahia. Nesta edição, a programação será realizada durante 1 mês, de 6 de março, estreia do documentário, a 9 de abril.
Durante o período, serão lançados mais 3 filmes. No dia 14 de março estreia “Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado”, de Marcelo Lopes. Ainda no mesmo mês, dia 27, “O Silêncio das Palmas”, de Vinicius Pessoas, e no dia 3 de abril estreia “A Sobrancelha é o Bigode do Olho”, dirigido por Alexandre Dacosta.
Segundo Daniel Leite Almeida, coordenador de distribuição da Umbuzeiro Filmes, a 3ª edição da REC Conquista vai gerar impacto no cenário do audiovisual baiano. “Faz muito sentido que o REC Conquista seja realizado agora pela Umbuzeiro, porque a distribuidora se dedica à promoção da produção audiovisual do interior, independentemente da produtora. E o REC, agora como um mês inteiro de projeção, se torna um momento de celebração dessa produção”, disse.
Estreia do documentário Dois Sertões. Foto: Rebeca Reis