Alerta sobre forte onda de calor em fevereiro é falso
Mensagem compartilhada no Whatsapp não identifica autoria do texto, mas afirma que informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e de institutos meteorológicos do ChileUma mensagem alertando sobre uma forte onda de calor neste mês de fevereiro tem circulado pelo Whatsapp. O texto, de autoria desconhecida, informa que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e institutos meteorológicos do Chile, este “será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições”.
A mensagem também apresenta uma série de instruções e cuidados que as pessoas devem seguir durante o período de calor. “Crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial. Muita água. Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite”, alerta o texto. Um leitor do Avoador pediu à equipe do Xereta que checasse a veracidade das informações.
Para isso, acessamos o site do INMET onde está disponível uma nota de esclarecimento sobre o suposto alerta divulgado pelo instituto. A equipe de meteorologia afirma ser falsa a informação. Segundo a nota, a mensagem divulgada não possui “qualquer fundamento técnico/científico e nenhuma base de estudo ou pesquisa climatológica ou de previsão climática”. Sendo assim, o texto recebe o selo de FALSO do Xereta.
Foto: megacurioso.com.br
Agradeço pela informação certa pois estava ficando muito preocupada ….
Obrigada pelo esclarecimento ….