É verdadeiro que plenária da Adusb aprovou paralisação dos docentes no dia 19 de agosto
Sem chegar a um acordo, governo e professores devem se reunir novamente na próxima segunda-feira (19)Circula pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, especialmente de estudantes da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), um print com afirmação de paralisação dos docentes da instituição, na próxima segunda-feira, 19 de agosto. Em dúvida, seguidores do site Avoador pediram a verificação do conteúdo, já que tem sido compartilhado informações falsas sobre uma possível greve de professores. Confira a seguir o trabalho da editoria.
A imagem é VERDADEIRA. A editoria iniciou a verificação com uma pesquisa no perfil oficial da Adusb (Associaição dos Docentes da Uesb) no Instagram (@adusbind) e encontrou um vídeo da presidente da entidade, Iracema Lima, que no minuto 1:52, diz o seguinte: “deliberamos por uma paralisação nos três campus da Uesb, Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista no dia 19 de agosto.” Portanto, é verdadeiro o conteúdo que circula nos grupos de Whatsapp.
Na postagem, Iracema explica ainda que os docentes das universidade estaduais baianas recusaram a última proposta do governo estadual em relação aos reajustes salariais da classe. Ela destacou que os professores estão dispostos a continuar negociando e confirmou uma nova contraproposta, que corresponde ao reajuste salarial anual baseado no IPCA do ano anterior e a adição de 4,5% na data-base pelos próximos três anos. Com base nessa verificação da Editoria Xereta, o selo atribuído ao conteúdo é Verdadeiro.