#INCOMPLETO | Mensagem com informe de alteração de horário eleitoral é incompleta
O compartilhamento desatento nas redes sociais fez com que a mensagem chegasse à região sudoeste da Bahia de forma descontextualizadaCircula pelo Whatsapp um card com o símbolo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com um informe sobre o horário de votação das eleições de 2022, acompanhado da seguinte mensagem: “Informem para os seus familiares, grupos de amigos, nas redes sociais, igrejas… Muitas pessoas não sabem da mudança no horário de votação”. A mensagem gerou dúvidas entre os leitores do site Avoador, que solicitaram que o material fosse verificado pelo Xereta. Confira a seguir o trabalho de verificação da editoria.
A informação é incompleta. O primeiro passo da checagem foi analisar as informações contidas no card. Apesar da baixa qualidade da imagem, o que é comum em fotos compartilhadas pelo Whatsapp fora da opção “documento”, é possível identificar junto ao símbolo do TRE a indicação da região do estado de Mato Grosso (MT). A partir disso, a equipe do Xereta fez uma busca nas redes oficiais do TRE-MT e encontrou o mesmo card, em post fixado no Instagram, o que atesta a veracidade da informação.
Segundo o TRE-MT, essa mudança de horário aconteceu por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decidiu pela padronização do horário de votação em todo país, conforme o horário oficial de Brasília.
O que gera confusão na foto compartilhada é que a mensagem de apoio não explica a qual região se refere e o compartilhamento desatento nas redes sociais fez com que a mensagem chegasse à região sudoeste da Bahia, onde a alteração de horário eleitoral não foi significativa, de forma descontextualizada.
Segundo o TSE, a votação em todo o país seguirá o horário de Brasília, das 8h às 17h, no dia 02 de outubro, e as cidades em fusos diferentes devem se adaptar ao horário da capital federal. Essa mudança segue decisão do plenário do TSE de dezembro de 2021 incluída na Resolução TSE número 23.669. “Nas Eleições 2022, no dia da eleição, todas as unidades da federação, sem exceção, observarão o mesmo horário oficial de Brasília”, consta na Resolução.
De acordo com a Resolução, essa mudança não atinge a votação e apuração dos votos em seções eleitorais instaladas no exterior. Mesmo assim, com a unificação do horário de votação em demais localidades, a apuração dos resultados para todos os cargos deve iniciar a partir das 17h do horário oficial de Brasília.
A medida atinge todos os municípios do Acre, das 6h às 15h no horário local; de Mato Grosso, 7h às 16h; de Mato Grosso do Sul, 7h às 16h; de Rondônia, 7h às 16h; e de Roraima, 7h às 16h. Em Pernambuco, o distrito de Fernando de Noronha seguirá o horário local, das 9h às 18h. Já no Amazonas, a medida vale para os 62 municípios que se dividem em dois fusos: nos 11 municípios Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna, Itamarati, Jutaí, Tabatinga e São Paulo de Olivença, das 6h às 15h; e nos outros 51, das 7h às 16h.
Portanto, a mensagem compartilhada no Whatsapp recebe o selo de INCOMPLETO. Apesar de ter informação verdadeira, o compartilhamento foi feito de forma descontextualizada em outras regiões, o que gera interpretações erradas em quem recebe.
Checagem realizada por Mikhaelle Piagio.
[…] Publicado originalmente em Avoador. Para acessar, clique aqui. […]