9 de julho de 2019

Informação de que é possível aferir pressão arterial sem uso de aparelho é falsa

Vídeos compartilhados no Facebook e em grupos de WhatsApp afirmam que é possível aferir pressão arterial apenas pressionando o punho contra uma parede ou qualquer superfície plana

Esse material audiovisual que demonstra como seria possível aferir a pressão arterial sem o uso de aparelhos tem circulado pelas redes sociais. De acordo com os tutoriais, para realizar a medição, é necessário apenas pressionar o punho contra uma parede ou superfície plana por 60 segundos. Após o tempo determinado, o braço irá automaticamente se levantar e sua posição irá indicar o nível da pressão arterial.

Se o braço ultrapassa a altura dos ombros, significa que a pressão está elevada, e caso se posicione abaixo, a pressão está com um nível menor do que o esperado. A pressão arterial normal seria indicada pelo braço na altura dos ombros. Mas será que toda essa explicação é mesmo verdade? É possível aferir a pressão sem a ajuda de um aparelho?

Design sem nome

Um dos vídeos, que recebeu mais de 13 mil comentários e 150 compartilhamentos, chegou até a equipe do Xereta por meio de um link compartilhado pelo Facebook. Procuramos a autora do vídeo, na própria rede social em que foi compartilhado, mas não foi possível encontrá-la. Buscamos também a pessoa que compartilhou o conteúdo pela primeira vez, mas não obtivemos respostas.

Não foi possível contatar a fonte original, mas para descobrir se a “técnica” de aferir a pressão arterial sem o uso de um aparelho é verdadeira, entrevistamos o médico e perito legal, Luiz Cláudio Menezes Carvalho, especialista em Cardiologia e Medicina Intensiva. Para ele, não há embasamento científico que comprove o que é dito no vídeo.

Antes de realizar a checagem, a equipe do Xereta testou o “método” e confirmou que o braço se levanta automaticamente após os 60 segundos, mas o médico, Luiz Cláudio, explicou que o movimento provocado é apenas uma pressão muscular exercida no membro superior (braço). “A depender do preparo físico da pessoa, o braço ficará dolorido ou não. Poderá causar também sensibilidade nos tendões gerando certa dificuldade de movimento. Ou seja, não há relação alguma entre a pressão arterial e o movimento do braço”. O cardiologista esclareceu ainda que só é possível medir a pressão por meio de aparelho esfigmomanômetro (medidor digital), ou diretamente dentro da artéria, por pulsão em ambiente hospitalar.

Outra informação do tutorial permite confirmar a falta de veracidade do seu conteúdo. No vídeo, é dito que um dos sintomas da hipertensão (pressão alta) é a dor na nuca. De acordo com o cardiologista, isso é mais um mito. “As consequências causadas pela hipertensão são as lesões em determinados órgãos, como cérebro, coração, rins e retina. A hipertensão é uma doença silenciosa, crônica, de longo tempo, e seus sintomas só aparecem quando há uma lesão nos órgãos alvos”.

Portanto, as informações divulgadas por meio dos vídeos são falsas. Não é possível aferir a pressão arterial sem a ajuda do aparelho esfigmomanômetro (medidor digital). Sendo assim, o vídeo recebe o selo de FALSO do Xereta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *