Informação sobre a invalidez do voto parcial é falsa
Segundo juiz eleitoral, o eleitor pode votar apenas em alguns cargos que seu voto será válido e computado normalmenteMais uma corrente com informações sobre o período eleitoral circulou pelo Whatsapp às vésperas do dia de votação. “Se votar só em Presidente, e votar em branco nos outros, o voto é tido como voto parcial. Logo, seu voto é anulado. Só computa voto válido quando o voto é completo”. Essa mensagem seria um suposto relato pessoal de alguém que recebeu treinamento para trabalhar nas eleições.
O juiz eleitoral da 39ª zona de Vitória da Conquista, Leonardo Maciel Andrade negou a veracidade dessa informação. Votar em um ou em todos os candidatos é escolha do eleitor, e em ambos os casos, o voto será válido. “Vai chegando o dia da eleição e essas informações vão surgindo com maior intensidade, mas isso não é verdade. Você pode votar em branco em todos os candidatos, pode anular seu voto, ou pode escolher apenas alguns cargos e seu voto será computado normalmente”, afirma.
Sendo assim, a mensagem recebe o selo de FALSO do Xereta, uma vez que não há oficialmente nenhuma lei eleitoral que anule a validação do voto parcial.
Foto destacada: Freepik