22 de setembro de 2022

Jornal desinforma ao tratar censura conservadora a pastor como punição por posicionamento político

No contexto da cobertura noticiosa dos casos de reação negativa de membros de igrejas evangélicas a discursos de campanha pró-reeleição do presidente Jair Bolsonaro, o jornal O Globo produziu, em 6 de setembro passado,  a matéria “Campanha eleitoral em cultos evangélicos provoca reação de fiéis e até troca de igreja”. O texto também enfatiza que algumas lideranças têm sido punidas internamente após as reações negativas a estas práticas.

Entre os casos mencionados na matéria está o do tiro disparado em uma igreja por um PM depois de um membro reagir a um pregação política contra esquerdas. É também  apresentada a situação do pastor da Igreja Batista de Água Branca Ed René Kivitz. O jornal afirma que ele teria sido punido pela Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo depois de fazer pregação política. O jornal desinformou ao inserir este caso na matéria pois ele não corresponde à ênfase dada.

Foto: reprodução do Youtube

Liderança evangélica com forte presença nas mídias, Ed René Kivitz há tempos é alvo de críticas de um público conservador das igrejas, tendo sofrido linchamentos virtuais e “cancelamentos”. Conhecido por sua crítica ao posicionamento político alinhado à extrema direita,  de algumas igrejas e religiosos, Kivitz manifesta-se contrário a uma série de pautas defendidas por apoiadores do governo Bolsonaro, entre eles o porte de armas e o apoio institucional de igrejas ao governo. Ele sofreu graves críticas por um sermão pregado em sua igreja, em culto online do dia 25 de outubro de 2020, intitulado “Cartas vivas contra letras mortas”, pelo qual desafia os fiéis a uma leitura da Bíblia mais contextualizada e relacionada à vida. No apedrejamento virtual que sofreu, o pastor foi acusado de herege por querer “atualizar a Bíblia”.

A abordagem de O Globo menciona   brevemente que Kivitz foi  excluído da Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo por ser crítico ao candidato Bolsonaro. Sem aprofundar o tema, a matéria coloca o pastor entre outros que estão relacionados a punições por realização de discurso político em cultos.

Foto: reprodução do jornal O Globo

O pastor Kivitz comentou uma postagem de divulgação na matéria no Twitter e afirma que não foi expulso da  Ordem dos Pastores Batistas de São Paulo:

Foto: reprodução do Twitter

Em vídeo publicado em suas mídias sociais em 2021, o pastor reconhecia o seu desligamento da Ordem Batista por conta da pregação online, de 2020, que gerou a acusação de heresia. Ele afirma:  “foram oito minutos, em um sermão de 50 minutos, numa série de treze sermões, numa história de mais de 30 anos; e foram exatamente esses oito minutos que deram origem a um processo disciplinar que culminou, nessa última semana, com o meu desligamento da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil”.

Durante o vídeo em questão não há menção à perseguição religiosa por motivações políticas. Bereia tentou conversar com o Pastor, mas não obteve resposta.

***

Bereia classifica a informação levantada pelo Jornal O Globo como imprecisa. O Pastor Kivitz não foi ouvido pelo jornal para a construção da matéria, houve falha de apuração do caso que levou à redação de conteúdo superficial e inverídico, levando o público a uma compreensão distorcida dos acontecimentos que foram indevidamente utilizados no texto.

Referências de checagem:

Bereia.

https://coletivobereia.com.br/quem-dentre-vos-nao-tiver-pecado-publique-a-primeira-agressao-a-leitura-de-um-apedrejamento-virtual-na-controversia-com-o-pr-ed-rene-kivitz/ Acesso em: 7 set 2022

https://coletivobereia.com.br/uma-eleicao-sem-evangelicos/ Acesso em: 7 set 2022

Twitterhttps://twitter.com/edrenekivitz/status/1567171101595246593?t=qXQF_NbiAjhlJ1rLjf2DCA&s=19 Acesso em: 7 set 2022

VEJAhttps://veja.abril.com.br/coluna/matheus-leitao/igreja-evangelica-armada-entrevista-com-o-pastor-ed-rene-kivitz/  Acesso em: 7 set 2022

A Públicahttps://apublica.org/2020/08/grupo-de-midia-evangelica-que-pertence-a-senador-bolsonarista-e-um-dos-que-mais-dissemina-desinformacao-afirmam-pesquisadores/ Acesso em: 7 set 2022

CNN Brasilhttps://www.cnnbrasil.com.br/politica/estrategia-de-bolsonaro-para-evangelicos-inclui-participacao-online-em-cultos-pelo-pais/ Acesso em: 7 set 2022

Tribunal Superior Eleitoralhttps://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2021/Dezembro/voce-sabe-o-que-era-o-voto-de-cabresto-o-glossario-explica Acesso em: 7 set 2022

Youtubehttps://www.youtube.com/watch?v=m2ivGEMK2rE Acesso em: 16 set. 2022

 

Reportagem publicada originalmente no Coletivo Bereia, parceiro do site Avoador.

Checagem realizada por Hugo Silva.

Foto destacada: YouTube Ed René Kivitz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *