1 de abril de 2025

Pastor da Igreja Quadrangular repete mentiras sobre vacinas já desmentidas pelo Bereia

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular do Ecoville (Curitiba/PR) Rogério Oliveira Amorim, repetindo informações falsas sobre vacinação, durante culto realizado, em 23 de março passado. As alegações do religioso são as mesmas que circularam em grupos de WhatsApp e que já haviam sido checadas e desmentidas pelo Bereia, em fevereiro passado.

Em pregação transmitida pelo canal oficial da igreja no YouTube, o pastor afirmou, sem apresentar qualquer evidência, que o governo federal estaria misturando as vacinas contra covid-19 e gripe. “Esse governo é capaz de tudo. Estão falando em misturar a vacina de covid na vacina de gripe”, declarou o religioso para cerca de 5 mil seguidores da igreja na plataforma digital.

Após a publicação de uma reportagem do jornal Plural Curitiba sobre as falsidades na fala do pastor, o vídeo foi colocado como privado no canal da igreja no Youtube.

Bereia já havia verificado em fevereiro passado informações idênticas que circulavam em áudios de WhatsApp. Na ocasião, dois áudios anônimos espalhavam exatamente as mesmas alegações infundadas: um sobre uma suposta vacina bivalente que misturaria imunizantes contra diferentes doenças, e outro sobre um falso surto de doenças sendo ocultado pelas autoridades. Ambas as informações foram amplamente desmentidas por agências de checagem de conteúdo, incluindo o próprio Bereia, que alerta sobre este tipo de conteúdo que circula em ambientes digitais religosos..

Embora a maioria dos brasileiros (90%) reconheça a importância das vacinas para a saúde, conforme pesquisa recente do Conselho do Ministério Público com Ipespe e Unisa, a desinformação tem impactado significativamente a adesão à imunização. O estudo, realizado entre janeiro e fevereiro de 2024, com 3 mil entrevistados em todas as regiões do país, revelou que 21% já deixaram de se vacinar ou vacinar seus filhos após verem informações negativas sobre imunizantes em redes sociais ou WhatsApp. Metade dos entrevistados relatou ter recebido recomendações de conhecidos para não tomar vacinas do calendário básico.

“Quando recebem uma fake news, mandam no grupo da família: ‘Isso é verdade?’. E a dúvida se alastra como vírus”, alerta a pediatra Isabella Balalai, do Programa Nacional de Imunizações. Contudo, a pediatra lembra que apesar do medo causada por desinformação, os brasileiros historicamente buscam a vacinação quando confrontados com surtos reais.

Estudos científicos já traçaram o perfil dos desinformantes da vacinação. Pessoas identificadas como evangélicas, entre 35 e 44 anos, com grau de instrução até o ensino médio, integrantes das classes de renda mais baixa (D e E), usuários do Telegram, do TikTok e audiência do Jornal da Record, formam o perfil de quem mais compartilha conteúdo falso sobre vacinas no Brasil. A descoberta é parte do estudo “A comunicação no enfrentamento da pandemia de covid-19”, produzido pelo Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública, da Universidade de Brasília. O levantamento foi realizado em agosto passado, com 1.845 pessoas que têm acesso à internet, e os resultados foram divulgados em outubro passado, pela Agência Brasil.

Esta não é a primeira vez que lideranças religiosas são flagradas disseminando desinformação sobre vacinas. Durante a pandemia, vários casos semelhantes foram registrados em diferentes denominações, muitos deles checados e desmentidos pelo Bereia.

*Esta é uma checagem de fatos do Coletivo Bereia, parceiro do Site Avoador.

Referências:

Jornal Plural Curitiba

https://www.plural.jor.br/noticias/vizinhanca/pastor-de-curitiba-mente-aos-fieis-e-diz-que-vacina-de-covid-19-sera-misturada-com-a-de-gripe/ Acesso 31 mar 25

O Globo

https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2024/07/10/pesquisa-mostra-que-desinformacao-sobre-vacinas-coloca-criancas-em-risco.ghtml Acesso 31 mar 25

Coletivo Bereia

https://coletivobereia.com.br/audios-falsos-sobre-vacinas-e-surto-de-doencas-voltam-a-circular-em-grupos-de-igrejas/  Acesso 31 mar 25

https://coletivobereia.com.br/pastor-usa-informacoes-falsas-em-pregacao-sobre-vacina-contra-covid-19/ Acesso 31 mar 25

https://coletivobereia.com.br/evangelicos-estao-entre-os-que-mais-compartilham-conteudo-falso-sobre-vacinas-no-brasil/ Acesso 31 mar 25

Foto de capa: reprodução/Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *