Vídeo de propaganda eleitoral que coloca o deputado Waldenor como ausente em Brasília está deturpado
Propaganda eleitoral da candidata à reeleição à Prefeitura de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), acusa o candidato e deputado federal, Waldenor Pereira (PT), de ser “um deputado ausente em Brasília”Desde a primeira semana de setembro, circula pelas TVs e rádios locais de Vitória da Conquista uma propaganda eleitoral da candidata à reeleição à Prefeitura de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil), na qual acusa o candidato e deputado federal, Waldenor Pereira (PT), de ser “um deputado ausente em Brasília”. A pedido dos seguidores do Site Avoador, a editoria Xereta, em parceria com a Coar Notícias, realizou a checagem das informações divulgadas. Confira a verificação.
O material apresentado no vídeo é DETURPADO. A informação sobre a presença do deputado foi adulterada, gerando falsa interpretação da realidade. No vídeo, são mostrados dois recortes de matérias. A primeira, do veículo Congresso em Foco, publicada em dezembro de 2023, traz um levantamento de parlamentares que mais se ausentaram naquele ano. Com base nessa publicação, o nome do deputado federal Waldenor Pereira é exposto no vídeo. A segunda matéria destacada, nesse material da propaganda, é do site Metro 1, publicada em julho de 2024, que apresenta os deputados baianos mais faltosos no mandato em andamento, entre 2023 e 2024. Na propaganda, o recorte é utilizado para enfatizar o que seria “um deputado ausente em Brasília”.
Para verificar a participação do deputado no plenário, a equipe da Editoria Xereta e a Coar Notícias entraram no site da Câmara, no menu “Deputados”. Nesse espaço, buscamos pelo nome de Waldenor Pereira e tivemos acesso às suas atividades no período de 2023 a 2024.
Em 2023, das 116 sessões realizadas pela Câmara Federal, Waldenor Pereira esteve em 80 delas. O número representa 68,9% das reuniões plenárias. As outras 36 sessões foram justificadas por “licença para tratamento de saúde”.
Procuramos a assessoria do candidato à Prefeitura de Conquista, a qual encaminhou dois atestados médicos utilizados para justificar o afastamento do deputado federal. Os documentos constam que ele passou por uma cirurgia no coração no início de março de 2023 e teve que se ausentar por 56 dias. Nesse período, Waldenor não pode participar de 21 sessões na Câmara.
Outro trecho da propaganda destaca que, em 2024, Waldenor Pereira é um dos deputados que mais faltam. A equipe de checagem leu a matéria do Metrô 1 completa e descobriu que o material foi descontextualizado. O texto descreve que Waldenor é o segundo deputado que mais faltou somando todo o mandato vigente, ou seja, em 2023, quando estava de atestado após a cirurgia, e 2024.
Novamente, a equipe foi atrás do site da Câmara dos Deputados para verificar a presença do Deputado Waldenor em 2024. Neste ano, das 57 sessões, ele não esteve em seis. Foram quatro justificadas como “licença para tratamento de saúde” e duas não tiveram justificativas. Até a publicação da checagem, o deputado federal tem comprovado a participação em 89% das sessões.
Entramos em contato com a assessoria do deputado para esclarecer sobre as duas ausências sem justificativa em 2024. Segundo a equipe de Waldenor, ele estava em “compromissos políticos e atividades parlamentares em Vitória da Conquista”.
Com base na verificação realizada, a Equipe do Xereta e Coar Notícias definiram para o conteúdo o selo de Deturpado, pois ausência com justificativas, como afastamento por problema na saúde, não podem ser computadas como faltas comuns.
Checagem realizada entre o Site Avoador/Xereta e Coar Notícias, e compartilhamento com Band FM.