Saiba quem é “Leandro Boneco” do BBB26; baiano foi vítima de capacitismo no programa

Formado em Artes Cênicas e Música, o brother é natural de Salvador. Ele é esposo da jornalista Donminique Santos, que participou da II Semana Jornalismo Importa 6 de fevereiro de 2026 Pedro Meireles*

Natural de Salvador, o produtor cultural Leandro Rocha, mais conhecido como “Boneco”, conquistou uma vaga no Big Brother Brasil 26 (BBB), no dia 18 de janeiro, após passar mais de 120 horas confinado no Quarto Branco. Representante da Bahia no reality show, ele foi o primeiro da família a ingressar na universidade, superando a dislexia e a discalculia com o apoio da esposa, a jornalista Donminique Santos, que esteve em Vitória da Conquista em 2018 participando da II Semana Jornalismo Importa, na Uesb.

Filho mais velho de uma cozinheira e um cobrador de ônibus, Leandro cresceu sob os cuidados da avó na capital baiana, enfrentando pobreza extrema desde cedo. Trabalhou na infância para sustentar a família, passando fome e períodos nas ruas na juventude, quando encontrou na arte uma nova oportunidade de vida. 

Ele foi o primeiro da família a ingressar na universidade, formando-se em Artes Cênicas e Música na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Hoje, atua como produtor cultural e arte-educador, mas sem emprego fixo. Ele orienta a filha, Lilica Rocha, de 11 anos, na carreira musical. A menina já se apresentou em programas como Domingão com Huck, Caldeirão com Mion, gravou com a cantora Liniker e ganhou elogios de Alicia Keys.

Conhecido como “Boneco” no reality, o baiano explicou a origem do apelido em conversa com Ana Paula Renault na casa: “Leandro é o nome escolhido por um pai que não foi tão pai assim. Boneco é pela galera”. O brother complementa a renda vendendo bonecos artesanais de fio, o que solidifica o apelido na vida cotidiana. 

Dislexia e preconceito

Durante o BBB, no dia 2 de fevereiro, Leandro foi chamado de “analfabeto” pelo participante Edilson Capetinha durante a dinâmica do Sincerão. Em vídeo publicado no Instagram, sua esposa, Donminque, chamou a atenção para a fala depreciativa do brother. A jornalista e educadora, que atua desde os 13 anos na alfabetização de jovens e adultos, destacou como o termo ignora histórias de superação como a do marido. 

“Quem foi que disse que uma pessoa analfabeta não pode ganhar um BBB num Brasil onde tanta gente passa por essa dificuldade?”, questionou. No vídeo, ela destacou que falas como a de Edilson reforçam estereótipos e afirmou que é necessária uma reflexão sobre o uso de termos depreciativos. “Eu espero mais empatia. É assim que a gente consegue um mundo melhor para todos”, finalizou.

Antes de entrar no BBB, Boneco já havia relatado que tem dislexia, um transtorno de aprendizagem que dificulta principalmente a leitura e a escrita. Ele também contou que foi alfabetizado quando adulto, com a ajuda da esposa.

Leandro e Donminque vivem um relacionamento há 19 anos. Natural também de Salvador,  ela possui atuação em projetos nacionais ligados à diversidade, inovação política e jornalismo. Participou da II Semana Jornalismo Importa, na Uesb, em Vitória da Conquista, em maio de 2018, como representante do Instituto Mídia Étnica. Ela é especialista em Gênero, Raça e Sexualidades e diretora do Coletivo Cacos, focado em artes, educação, comunicação e cidadania.

Foto: Arquivo Pessoal

*Pedro Meireles é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *