Seminários Territoriais reúne estudantes baianos de diferentes regiões em Conquista

A programação incluiu atividades culturais e apresentações dos trabalhos dos estudantes selecionados 19 de outubro de 2023 Letícia Tigre e Rafaella Leite

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram, entre os dias 17 e 18 de outubro, da segunda etapa dos Seminários Territoriais da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual de ensino, no Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista (Cetep), localizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). O evento foi promovido pela Superintendência da Educação Profissional (Suprot) da Secretaria Estadual de Educação. De acordo com o governo estadual, o intuito foi promover o diálogo com a comunidade acadêmica sobre a oferta, a evolução e as perspectivas do mundo do trabalho e da territorialidade da Educação Profissional e Tecnológica. A programação incluiu atividades culturais e apresentações dos trabalhos dos estudantes selecionados. O seminário integra também a 20 edição da Semana Nacional  da Ciência e Tecnologia ( SNCT), evento que é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), nos 27 territórios de identidade da Bahia. 

Ao todo, nos stands, foram apresentados 156 projetos científicos, desenvolvidos por 41 escolas estaduais, situadas em 31 municípios baianos, que fazem parte de 11 eixos tecnológicos e englobam 23 cursos técnicos. A primeira fase dos seminários territoriais ocorreu nos dias 10 e 11 de outubro, em Barreiras, no Território de Identidade: Bacia do Rio Grande. Já a etapa final vai acontecer nos dias 13 e 14 de novembro em Feira de Santana, que faz parte Território de Identidade: Portal do Sertão. Os projetos selecionados participarão da 13° edição da Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), no início de dezembro em Salvador.

A conferência oficial de abertura do seminário contou com a apresentação do hino nacional cantado pela aluna do Colégio Estadual Professora Heleusa Figueira Câmara, Ana Clara Ribeiro Lima e com o momento musical acompanhado da leitura do texto “A escola” do Professor  Dirlei Bonfim. Em seguida, foi realizada a palestra  “Horizontes da Educação Profissional e o Mundo do Trabalho – O Estado da Bahia em Pauta”, que fez uma reflexão sobre  os avanços da educação técnica e as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, conduzida pelo Superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal; pela Diretora do Núcleo Territorial de Educação do Sudoeste da Bahia- NTE 20, Lenira Figueiredo; pela Diretora do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, Lilian Moura; pelo professor, Eduardo Luís de Oliveira Ganem, e pela Líder de Classe, Ana Vitória Azevedo Cruz. 

Logo após, os estandes foram abertos e os estudantes deram início a exibição dos produtos desenvolvidos em parceria com as instituições. Um deles foi o projeto “Coa’s face: nibes de cacau como alternativa para a produção de esfoliante natural”, cuja responsável era a estudante de biotecnologia do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep),do Médio Rio das Contas, em Ipiaú, Cailane Rodrigues. Ela explicou que utilizou para a produção do esfoliante ingredientes, como nibes de cacau, óleo de coco, bicarbonato de sódio e cacau em pó. Seus efeitos combatem o envelhecimento cutâneo precoce, e são antioxidantes e anti-inflamatórios.

Jå o estudante Pablo Mikhael Silva, que faz parte do curso Técnico em Edificações do Cetep de Vitória da Conquista, defendeu o projeto “Cãodomínio”. “Viemos apresentar no seminário as casinhas de cachorro com isolamento acústico, que, logo após o projeto, ficarão disponíveis na Uesb. Faremos a doação porque a Uesb, desde um bom tempo, cuida dos cachorros que foram abandonados.”

O evento também contou com o quiosque de donuts “Homer Donuts”, onde os estudantes estavam praticando o empreendedorismo vendendo donuts. O projeto foi orientado pela professora Vanessa Neves, que é responsável pela matéria Mundo do Trabalho, Empreendedorismo e Intervenção Social (MTEIS), na qual os alunos aprendem sobre branding e como ganhar destaque no mercado. Segundo ela, os alunos foram os desenvolvedores da barraca e participaram de todo o processo.  “Eles ganharam em primeiro lugar na feira de empreendedorismo do Cetep de Vitória da Conquista, com mais de 730 votos únicos.” 

Outro trabalho exibido na exposição foi desenvolvido pelos estudantes de Nutrição  do Instituto de Educação Euclides Dantas de Vitória da Conquista foi a bala anti-inflamatória de café com açafrão da terra e gengibre, que substituiu refeições de pequeno porte. De acordo com a estudante Anna Laura Gonçalves, integrante do projeto, o produto desenvolvido tem propriedades funcionais, sendo muito eficaz. 

O docente do Centro Territorial de Vitória da Conquista, Leandro Moreira Cardoso, também do evento, destacou a relevância da promoção da produção e a difusão de projetos técnico-científicos. “Para os alunos, é super importante pois dão visibilidade para eles e para os projetos que eles estão fazendo durante o ano, diante de toda a sociedade.”

A programação do primeiro dia seguiu ainda com mostras de cinema territorial; apresentações culturais dos alunos da instituição, do Coral Neojibá e do forró Kaiuna. Também havia espaços de diálogo acerca do protagonismo juvenil, roda de debates sobre agroecologia, sociedade e políticas públicas e aulões de português.  Os ambientes também foram um diferencial do evento por gerarem interação e entretenimento, como Espaço Zen, espaço Arte, Espaço Movimente-se, Espaço Game,  Espaço Tech, Espaço  Instagramável, Espaço Digital, Espaço Verde E Espaço Nerd. 

Segundo dia

O segundo dia do evento foi marcado por muitas exposições, desde a confecção de produtos alimentícios e de higiene pessoal até análises clínicas. Também  foram realizadas mostra científica, exposição sobre o “Ensino e inovação tecnológica enquanto prática pedagógica”, debate sobre “Tecnologias digitais: inteligência artificial e educação”, aulão de matemática e diversas apresentações culturais.

Os  membros do Conselho Regional de Técnicos Industriais da Bahia (CRT|BA)  estiveram presentes para avaliação dos trabalhos. Para o conselheiro Gleidsson Ramos, “entre os  mais de 150 projetos, o que mais chama a atenção são aqueles projetos que estão de fato dentro das nossas modalidades: edificações, informática, técnicos de alimentos.”

A programação disponibilizou ainda um espaço cultural para a apresentação de performances musicais dos alunos do Cetep e a participação do coral Neojibá, do forró Kaiuna e do grupo de capoeira Ideias Culturais. Foi realizado também um concurso na modalidade cosplay, que teve a participação de 50 estudantes  fantasiados ao longo dos dois dias, os quais de 20 desfilaram. Os vencedores do certame foram: 1ºLugar: Ana Clara – “Mikan Tsumiki”; 2º Lugar: Rafaella Neres “Scaramouche”; 3º Lugar: Eric e Eduarda – “Mario e a Princesa Peach”.

O professor do Centro Territorial de Educação Profissional de Vitória da Conquista, Marcone Higino, destacou a pluralidade dos seminários territoriais para os discentes nos âmbitos técnico-culturais: “É um espaço tão solicitado pela comunidade.  Eles (os estudantes) falam essa linguagem tecnológica, e a gente trabalha com essa linguagem também através das metodologias ativas. Temos também momentos culturais como o cosplay e apresentações musicais, e a escola apresenta a estrutura e os estudantes reproduzem seus talentos. Nós temos outras abordagens culturais ao longo do ano, mas essa de fato foi muito interessante, um acréscimo enorme para todos os envolvidos.”

A estudante Karol Tavares, que faz o curso técnico em Administração, no Cetep de Conquista, demonstra o quanto esse evento é essencial para a sua formação:  “Queria dizer que foi incrível! Vim caracterizada para o cosplay, os Cetep’s sempre vem tentando inovar, e é importantíssimo para a educação. Fui em muitos estandes e foi muito gostoso ver a experiência diferente de cada um, foi muito legal, as pessoas se dedicaram muito para estar organizando os projetos.”

A programação do segundo dia dos Seminários Territoriais foi encerrada com a apresentação do grupo de fanfarra do Instituto de Educação Euclides Dantas de Vitória da Conquista- BA, popularmente conhecido como (FANIEED). O encerramento da segunda etapa dos Seminários Territoriais também foi marcado por casos de intoxicação alimentar. Segundo a Secretaria  de Comunicação (Secom) da prefeitura de Vitória da Conquista, cerca de 32 pessoas foram internadas com suspeitas de intoxicação. Ao ser questionada sobre o ocorrido, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), informou que todos os alimentos foram devidamente conservados e preparados seguindo todos os protocolos de manipulação e higiene. A vigilância Sanitária foi acionada e a equipe técnica se dirigiu ao local para realizar a inspeção  e constatou a ausência de Fiscalização Integrada Preventiva (FIP), que deve ser solicitada ao órgão anteriormente a realização de qualquer evento. De acordo ao órgão, tanto o espaço que possuía quatro pontos de alimentação, quanto o buffet contratado apresentaram inconformidades sanitárias. Os alimentos expostos e consumidos nos 156 stands, foram produzidos em outras cidades e residências, e segundo a Vigilância Sanitária este fato impossibilitou a identificação do ponto de intoxicação. As pessoas que realizaram as notificações dos casos foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).    

Editora Gabriela Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *