Em entrevista ao BATV, Jerônimo rebate críticas de ACM Neto

O candidato falou sobre sua trajetória na política e apresentou propostas para educação, saúde e segurança pública 20 de outubro de 2022 Victória Meira Amaral

Nesta terça-feira (18/10), o candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi o entrevistado no BATV, da Rede Bahia. Ele apresentou propostas de governo nas áreas da saúde, educação e segurança pública, além de criticar seu adversário, o candidato ACM Neto (União). 

Segundo Jerônimo, caso seja eleito, o governo do estado ampliará a quantidade de escolas na Bahia, com ensino em tempo integral para que os estudantes possam fazer suas refeições na escola. “Também dar aos alunos oportunidade de acesso à cultura, lazer, esporte e iniciação científica. Quero também garantir os programas de bolsas para garantir que os estudantes possam permanecer na escola.” Para isso, disse que vai realizar parcerias com as prefeituras para melhorias na educação infantil e fundamental. Jerônimo também citou o aprimoramento das universidades estaduais da Bahia. 

Rebatendo as críticas feitas por ACM Neto, que acusou o petista de estar fugindo do confronto nos debates, Jerônimo Rodrigues disse que tem participado de debates com o povo. “É lamentável como o ex-prefeito dirige sua campanha. É preciso que o candidato tenha a postura de ter lado”, disse Jerônimo ao se referir às afirmações de ACM de que não apoiará nenhum candidato a presidente em específico. 

Na entrevista, ele falou sobre sua trajetória política ao ser perguntado sobre o assunto pelo jornalista e apresentador Anderson Sodake. “A minha trajetória é de superação, sou do interior, e tive que ralar para ter acesso à escola e à universidade. Eu coordenei com Rui Costa dois programas de governo e isso me deu uma tranquilidade e uma experiência vasta, porque eu conheço a Bahia de ponta a ponta.”

Sobre a posição da Bahia no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Jerônimo Rodrigues foi questionado pelo entrevistador, se caso eleito, conseguirá fazer em quatro anos o que o PT não fez em 16. “Na Bahia, precisamos fazer um investimento muito forte, inclusive em parceria com o governo Federal. Peguei a gestão da educação em plena pandemia, e posso dizer que a Bahia se destacou no tratamento e no cuidado com professores, servidores e estudantes.” Ele concluiu dizendo que “fizemos muito, mas é preciso fazer muito mais.”

Sobre as propostas para a saúde, Jerônimo pontuou que nos governos do PT no estado, foram entregues 20 hospitais, 24 policlínicas, e maternidades que atendem casos de alta complexidade. O plano do candidato é ampliar esses serviços com mais 7 hospitais, 6 policlínicas e 5 maternidades. 

No tópico de segurança pública, o candidato comparou o posicionamento sobre o uso de armas de fogo do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL)  e do ex-presidente e candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT), relembrando que no governo Lula houve a criação do Estatuto do Desarmamento, e Bolsonaro estimula a compra de armas. “Vou investir na valorização do profissional de segurança, garantindo concursos públicos, formação e equipamentos de qualidade. Vou investir em inteligência para que a gente possa combater o crime organizado.”

 

Imagem em destaque: Éric Luís Carvalho/ G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *