29 de setembro de 2022

#Falso | Ausência de comprovante de votação não quer dizer que voto não tenha sido computado pela urna

O comprovante que, antes era solicitado para regularização de outras documentações, atualmente, também é disponibilizado no portal do TSE 

Tem circulado em grupos de Whatsapp a informação de que o não recebimento do comprovante de votação seria um indicativo de que o voto não foi computado durante o processo de votação. O material foi checado pela Agência Lupa em conjunto com a Justiça Eleitoral, e republicado pela editoria Xereta.

A informação é FALSA.  De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o recibo de votação é feito para o eleitor e o comprovante que, antes era solicitado para regularização de outras documentações, atualmente, também é disponibilizado no portal da instituição. Portanto, o que irá registrar o voto é o software da urna. Já com relação à assinatura no caderno contendo o nome dos eleitores e eleitoras, só é necessário se o eleitor não tiver a biometria cadastrada ou quando a biometria não for reconhecida, caso contrário não é preciso assinar. 

Outro ponto abordado é sobre o aumento do número de mesários voluntários. Para o TSE, o crescimento se deve, principalmente, por conta das campanhas e divulgação promovidas pela instituição. Quanto ao posicionamento político de quem é convocado como mesário, não deve interferir na sua função no dia das eleições. “As atividades destinadas aos mesários são previstas na Constituição Federal e contribuem com a democracia na sociedade com o intuito de garantir a tranquilidade durante a votação. Além disso, em cada seção eleitoral, são escalados quatro mesários e também fiscais de partido, observadores credenciados pela Justiça Eleitoral. Todos os cidadãos podem e devem fiscalizar a atuação um do outro”, explica o TSE.

A editoria Xereta ratifica a checagem da Justiça Eleitoral e Agência Lupa e atribui o seu selo de FALSO.

 

Reportagem publicada originalmente no site da Justiça Eleitoral

Edição: Letícia Mendes e Raila Costa

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *