Alunos de Jornalismo da Uesb apresentam artigos e a jornalista Leiane Oliveira concorre a prêmio no Intercom Nacional

A etapa presencial do evento científico será de 5 a 8 de setembro na na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), no Campus Coração Eucarístico 1 de setembro de 2023 Jenifer Vital

Na próxima terça-feira (05/09), acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, o 46° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom Nacional. Nesta edição, estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) do quarto, sexto e oitavo semestres irão apresentar  trabalhos acadêmicos, além dos professores Carmen Carvalho, Mary Weinstein, Élica Paiva e Marcus Lima. No mesmo evento, a jornalista formada pela Uesb,  Leiane Santana Oliveira, estará concorrendo ao prêmio nacional na categoria Radiojornalismo. 

De acordo com a coordenadora da ação de extensão, professora Carmen Carvalho, realizar artigos científicos, a partir de pesquisas, e participar desse tipo de evento enriquece a formação dos estudantes. “Estamos trabalhando para que o curso de Jornalismo da Uesb possibilite um conhecimento mais diverso aos futuros jornalistas, tanto em termos técnicos, quanto científico e voltado às questões sociais.”

No Congresso deste ano, o tema central é “Comunicação e políticas científicas: desmonte e reconstrução” e haverá mesas sobre jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de Comunicação. Nesta edição, o evento será híbrido, a etapa remota aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto de 2023 e a etapa presencial será entre os dias 5, 6, 7 e 8 de setembro de 2023, na Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC Minas), no Campus Coração Eucarístico, em Belo Horizonte.

O artigo “Características dos desertos de notícias do Sudoeste da Bahia” foi produzido pelas  alunas do quarto semestre do curso de Jornalismo Gabriela NascimentoJenifer Vital, além das alunas Edilaine Rocha, Raquel Soares e Rose Aguiar do sexto semestre. A apresentação do trabalho, orientado pela professora Carmen Carvalho, será no dia 6 de setembro.  O estudo analisa as características das fontes de informação da população nos municípios considerados desertos de notícias na região Sudoeste da Bahia.

No mesmo dia, haverá também a apresentação de outro artigo, “O Jornalismo guiado por dados na cobertura da pandemia da covid-19 do site Avoador”, resultado do trabalho monográfico da jornalista Mariana Oliveira, também orientado pela mesma professora. Esse trabalho traz uma investigação sobre a aplicação do conceito de jornalismo guiado por dados (JGD) na abordagem da cobertura da pandemia da Covid-19 pelo site Avoador, uma plataforma desenvolvida por estudantes do curso de Jornalismo da Uesb.

Além disso, a professora Carmen Carvalho irá apresentar o artigo intitulado “Processo de produção e novos formatos jornalísticos”. Este trabalho explora as transformações em andamento no campo do jornalismo, focado nos novos processos e formatos que estão sendo implementados nas rotinas de produção de notícias nas redações. A análise também examina as particularidades das dinâmicas das práticas jornalísticas.

No mesmo evento, Leiane Oliveira, que foi a vencedora na categoria Radiojornalismo da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), do 23º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Intercom Nordeste, realizado em Campina Grande, na Paraíba, no mês de junho,  estará concorrendo na etapa nacional do prêmio  de produtos do Intercom. O projeto premiado, o podcast “Fala sério, radialista! Aspectos da linguagem coloquial em programas radiofônicos em Vitória da Conquista”, já é um dos cinco melhores projetos do Brasil.

O professor Marcus Lima e a jornalista Ariane Longa também irão apresentar o artigo “Jornalismo brasileiro: a percepção de mulheres negras sobre a inserção no jornalismo local de Vitória da Conquista, Bahia”. O artigo aborda a falta de representatividade negra no mercado jornalístico, ressaltando a importância do jornalismo na construção democrática e sua relação com a sociedade. Considerando que a população negra é majoritária no Brasil, defende-se a necessidade de inclusão das mulheres negras nesse setor.

Já os estudantes Ana Carolina Bastos, Carolina Lapa, Ednilson Silva, Larric Fernandes, Livia Borges e Tiago de Lima, todos do oitavo semestre do curso de Jornalismo, vão apresentar o trabalho “Desafios do Empreendedorismo para Jornalistas em Mercados Regionais: o Caso do Blog do Caique Santos”.  O artigo, orientado pelo professor Francis Pereira, tem como propósito destacar diversos desafios enfrentados por jornalistas empreendedores nos mercados regionais. 

Outro trabalho a ser apresentado é “O podcast e a produção da narrativa jornalística: uma análise de A Mulher da Casa Abandonada”, das estudantes Daniela Palmeira, Raila Costa e Samantha Gonçalves, com orientação da professora Mary Weinstein. O artigo explora o uso do podcast no jornalismo, destacando como ele pode enriquecer reportagens e despertar o interesse dos ouvintes.

A professora Mary Weinstein também teve outro artigo publicado com a aluna  Malu Lima, “Espaço e esfera pública: o que aparece e o que desaparece na cidade e no jornalismo”. O artigo discute o jornalismo como provocador de debates públicos para a expansão urbana no mercado de Vitória da Conquista, Bahia.

O estudo “Análise Semiótica dos laços desfeitos pela doença de Alzheimer no curta-metragem Undone”, das alunas Letícia Mendes, Nataly Leoni e Raila Costa, orientadas pela professora Élica Luiza Paiva, é mais um trabalho a ser apresentado no Intercom Nacional. O estudo analisa o curta-metragem “Undone”, que aborda o Alzheimer na vida de uma mulher idosa, utilizando a teoria semiótica de CS Peirce.

Com orientação da professora Élica Paiva, o artigo “Ela é quase da família: histórias de vida de mulheres que trabalham com serviços domésticos” de autoria da jornalista Gabriela Souza, será apresentado no dia 5 de setembro. A discute o trabalho doméstico remunerado por meio da análise das narrativas de mulheres que desempenham esse tipo de ocupação, revelando os detalhes das vidas pessoais e profissionais dessas mulheres.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *