Curso de Jornalismo alcança recorde de indicações na Expocom do Intercom Nordeste 2024

Os trabalhos selecionados nas modalidades estão entre os cinco melhores de todos os nove estados nordestinos 7 de maio de 2024 Rafaella Leite

Com cinco trabalhos indicados para a Expocom e quatro artigos aprovados para os Grupos de Trabalho do Intercom Nordeste, que será de 8 e 10 de maio, em Natal, no Rio Grande do Norte, o curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) alcança um recorde inédito na sua história de 26 anos de existência . Dois dos produtos pertencem às atividades desenvolvidas no Site Avoador.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da Uesb, a professora Carmen Carvalho, o aumento no número de produtos indicados foi graças ao trabalho de divulgação e convencimento da necessidade dos estudantes participarem de eventos regionais, como o Intercom Nordeste. “Produzimos a cada ano muitos trabalhos jornalísticos de qualidade técnica, de valor ético e com comprometimento com a realidade social de Vitória da Conquista e região Sudodeste. Só que essa produção é pouco divulgada, pouco disseminada, e estamos mudando essa história.”

A 30ª edição da Expocom (Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação) é um certame realizado junto com o 24º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, o Intercom. Essa atividade é direcionada  a premiar os trabalhos produzidos exclusivamente por estudantes, orientados por professores, nas faculdades de Comunicação, Jornalismo, Publicidade, Cinema e Audiovisual  e Relações Públicas. São dois níveis de premiação, um regional, outro nacional, ambos com cinco selecionados em cada etapa. Isso significa que os selecionados da Uesb já estão entre os cinco melhores do Nordeste do país.

Os trabalhos enviados estão na categoria Jornalismo e em diferentes modalidades no expocom. Confira as modalidades, os trabalhos e autores: 1) Produção Laboratorial em Jornalismo Multiplataformas: “Notícias de Conquista” (Site Avoador), autoria coletiva com a estudante líder Victória Meira Amaral; 2) Livro-reportagem: “Envelhe-ser mulher – série de reportagens-perfis em cordel sobre as narrativas de vida de mulheres velhas que residem na zona rural de Vitória da Conquista – BA”, por Letícia Mendes da Silva Gonçalves; 3) Projeto de Extensão: “Agenda Cultural: espaço de aprendizado jornalístico e valorização da cultura em Vitória da Conquista” (Site Avoador), autoria coletiva com o estudante líder Pedro Henrique Pereira Novaes; 4) Produção em Fotojornalismo: “Olho da rua”, autoria individual de Gabriela Nascimento; 5) Documentário Jornalístico e Grande reportagem em áudio e rádio: “Podcast do Albino: um podcast sobre as adversidades enfrentadas pelas pessoas com albinismo na busca por projeção social”, autoria individual de Tiago dos Santos de Lima.

Além desses trabalhos, houve ainda aprovação de quatro resumos expandidos em grupos de trabalho do Intercom. O trabalho “O Jornalismo de TV Local em Vitória da Conquista e a Regulamentação para Pessoas Trans: Uma Luta pela Identidade” é do estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo, Carlos Vitor Silva Oliveira;  e “Telejornalismo Local: reflexões sobre a cobertura jornalística do centro urbano em Vitória da Conquista” da sua colega de sala Edilaine Rocha. Já o trabalho “Agenda Cultural do Site Avoador: espaço de aprendizado jornalístico e valorização da cultura” produzido pelos alunos Marco Ryan Silva Gomes, Mariana Martins, Gabriela Nascimento e Pedro Novaes do 5°, 4° e 3° semestre também foi selecionado. As docentes Carmen Regina de Oliveira Carvalho e Flávia Moreira Mota e Mota tiveram o resumo expandido “Estágio Curricular Supervisionado: a experiência do curso de Jornalismo da Uesb” selecionado para o Fórum Ensicom.

Para a estudante Victória Amaral, que representará a turma de Jornalismo na internet, com as coberturas realizadas do Site Avoador, no final do ano de 2023, em Vitória da Conquista, será um aprendizado participar do evento. “É uma oportunidade dos estudantes serem reconhecidos, mostrarem aquilo que é produzido na universidade e que pode contribuir para a comunidade, além de participar de oficinas, workshops e palestras e aprender com visões de pessoas diferentes, de várias origens e contextos sociais.”

O formando em Jornalismo, Tiago de Lima, do município de Caraíbas, no interior da Bahia, responsável pelo “Podcast do Albino”, seu produto experimental de final de curso, ressaltou o tanto que estava entusiasmado com a seleção no Expocom, mas revelou os desafios financeiros enfrentados pelos estudantes no custeio do evento. “Eu me sinto honrado em representar a minha cidade, o curso de Jornalismo e as pessoas albinas, falando sobre as vivências delas, principalmente no contexto do semiárido baiano, é algo emocionante e empoderador. Mas imaginei que teria que desistir de ir ao evento, pois não tinha condições financeiras para arcar com os custos, por não ter conseguido auxilio da universidade. Por fim, através de doações, eu consegui pagar as despesas da viagem.”

O discente Marco Ryan, do 3° semestre do curso de Jornalismo, relembrou o processo de produção de seu artigo sobre a “Agenda Cultural” do site Avoador, desenvolvido em parceria com alguns colegas de curso. “Foi trabalhoso organizar o tempo para produzir o artigo e finalizar os ajustes para a inscrição, mas, após a aprovação, a gente fica com um sentimento de realização gigantesco ao observar todo o esforço sendo recompensado.  Isso não tem preço.”

Já Edilaine Rocha, do 7° semestre, irá apresentar seu artigo sobre a cobertura do telejornalismo local no grupo de trabalho “Estudo de televisão e Televisualidades”. A aluna relatou estar muito feliz e salientou que um evento desta magnitude oportuniza a criação e a divulgação das produções acadêmicas entre os alunos, além de contribuir para a incrementar o currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *