Debate sobre Radiojornalismo inicia oficialmente a Semana de Jornalismo nesta terça (18)

Estarão na abertura o presidente do Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas da Bahia), Moacy Neves, e a coordenação do Colegiado de Jornalismo, com a professora Carmen Carvalho 17 de abril de 2023 Victória Meira Amaral

Nesta terça-feira (18/04), a Semana de Jornalismo terá sua abertura oficial às 8h, no auditório 2 do Luisão, com a mesa Radiojornalismo: autonomia profissional, normas organizacionais e a participação do público, que contará com a presença de três jornalistas convidados. Na abertura, haverá a participação do presidente do Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas da Bahia), Moacy Neves,  e da coordenação do Colegiado de Jornalismo, com a professora Carmen Carvalho. 

O professor Dirceu Góes irá mediar a mesa de debate sobre radiojornalismo que vai das 8h20 até as 10h. Como convidados, estarão presentes os jornalistas Kleyton Costa, Max Dayan e Patrícia Roma, formados em Comunicação/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Kleyton trabalha há 12 anos na Rádio Sociedade de Feira de Santana como repórter de política, polícia e geral. Max Dayan faz parte da equipe da Rádio Comunitária de Mortugaba e também é youtuber. Já Patrícia está há 13 trabalhando na Rádio Baiana FM da região Sisaleira e Bacia do Jacuípe como gerente administrativa e supervisora de jornalismo. 

O evento teve início na sexta-feira (14/04) com as oficinas de Design, ministrada pelo jornalista Marcos Tulio , e a oficina Como Abrir Seu Negócio em Jornalismo com o jornalista Afonso Ribas. Nesta segunda-feira (17/04), Marcos Túlio também ficou responsável pela segunda turma da oficina de Design, realizada por causa da grande procura de estudantes. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

A terceira e última oficina acontecerá na quarta-feira (19/04), das 14h às 18h, com a aluna de Jornalismo da Uesb Lalume Carneiro sobre Checagem de Fatos. Lalume foi uma das selecionadas pelo trainee Mirante, da Agência Lupa, voltado para as eleições. Ela também já trabalhou na rádio comunitária Liberdade FM, na assessoria de Comunicação STV e na redação do site Coreto. Atualmente, ela é coordenadora da Pastoral de Comunicação da Paróquia do Divino Espírito Santo de Poções. As inscrições estão abertas e podem ser feitas aqui.

Como parte da Semana de Jornalismo, no dia 19 de abril, também no Auditório II do Luizão, o evento vai abrir espaço para os Relatos de Experiência dos estudantes e atuais jornalistas que já passaram pelo Programa Jornalismo como Forma de Transformação Social, que é o responsável pelo site Avoador. A atividade será das 8h às 9h30 e contará com a presença dos jornalistas Felipe Ribeiro, Leila Costa, Victória Lôbo, Mariana Oliveira e Mikhaelle Piaggio e também das estudantes Victória Meira Amaral e Maria Luísa Lima.

No mesmo dia, haverá a mesa intitulada Inteligência Artificial, Desinformação e Comunicação, das 9h45 às 12h. A palestrante será a jornalista Pollyana Ferrari, que é pós-doutora em Comunicação pela Universidade Beira Interior (UBI), de Portugal, e também Doutora e Mestre em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (USP). 

Para finalizar o evento, no dia 20 de abril, de forma remota, acontecerá a Mesa: Jornalismo Independente, das 8h às 12h. Na primeira parte, o debate será em nível nacional com as jornalistas Mariama Correia, Emily Costa e Felipe Medeiros. 

Das 10h15 às 12h, será a vez da discussão local do Jornalismo com as jornalistas Victória Lôbo, do Conquista Repórter e Raquel Lemos, do site Coreto, de Poções.

A Semana de Jornalismo foi o segundo ciclo do Transversalidades: jornalismo, diversidade e audiovisualidades e teve o apoio da agência Gente Propaganda, do restaurante e pizzaria Marinheiro, vereador Alexandre Xandó e da ex-candidata a prefeita de Vitória da Conquista pelo PCB Luciana Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *