Fiocruz Brasília lança pesquisa sobre a cobertura jornalística da covid-19
A pesquisa quer mostrar o dia a dia dos jornalistas na pandemia 11 de dezembro de 2020 Sara DutraA Fiocruz Brasília iniciou neste mês de dezembro a pesquisa “O risco de quem comunica o risco: percepções de jornalistas brasileiros durante a pandemia de
covid-19”. A pesquisa busca compreender os desafios e possibilidades oferecidas pelo jornalismo nacional durante a crise sanitária e
como a covid-19 alterou o cotidiano dos profissionais da
comunicação.
Ela será dividida em duas fases. Na primeira, será feita a coleta de dados por um formulário disponível no site da Fiocruz Brasilia. As questões, na maioria, são objetivas e identificam o perfil do jornalista, sua saúde e rotina de trabalho durante a pandemia. O tempo investido para respondê-las é de cerca de 15 minutos.
A segunda fase contará com entrevistas online, se os profissionais tiverem interesse. O preenchimento do formulário não obriga a participação na segunda fase da pesquisa. Espera-se que com os resultados seja possível formular novas estratégias de cobertura jornalística em outras emergências sanitárias, de forma que o trabalho não comprometa a saúde dos comunicólogos.
A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da Fiocruz Brasília e está registrada sob o número 36016720.1.0000.8027. O pré-teste dos instrumentos para coleta de dados foi realizado em setembro.
Fonte: Fiocruz Brasília
Imagem em destaque: Istockphoto