Frio intenso deve aumentar nos próximos dias em Conquista

Nas últimas duas semanas, os termômetros marcaram temperaturas abaixo de 10° na região Sudoeste 6 de junho de 2022 Betânia Guimarães

Em Vitória da Conquista, junho começou com temperaturas mais baixas, que devem se intensificar ainda mais nos próximos dias. Com isso, alguns cuidados com a saúde devem ser tomados para evitar problemas respiratórios.

De acordo com o climatologista, Rosalve Lucas, responsável pela Estação Meteorológica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb),  para os próximos dias, a previsão é de poucos intervalos de temperaturas elevadas durante o dia e a redução ainda maior da temperatura com a proximidade do inverno, que começa a partir de do dia 21 de junho. 

No dia 20 de maio, a estação meteorológica da Uesb registrou uma mínima de 5,9ºC em Conquista. Foto: Reprodução TV Sudoeste

Nas últimas duas semanas, ainda durante o outono, que começou em 21 de março,  os termômetros marcaram temperaturas abaixo de 10° na região Sudoeste. No dia 20 de maio, a estação meteorológica da Uesb registrou uma mínima de 5,9ºC em Conquista. “La Niña antecipou o frio entre 15 a 20 dias aqui na cidade,” disse o climatologista.

Rovalve explicou que o fenômeno La Niña tem interferido nas temperaturas em Conquista. Segundo ele, esse evento climático  é provocado pelos ventos alísios que sopram com intensidade sobre o oceano Pacífico, deslocando a camada de ar quente para o oeste. Em julho, o frio deve ficar ainda mais intenso, quando a temperatura cairá ainda mais, a umidade do clima ficará mais seca e não haverá chuva. “Será o mês mais frio de 2022”, disse.

Cuidados com a saúde

 Com a redução das temperaturas, aumentam os problemas respiratórios. Segundo o otorrinolaringologista, Glauber Aguiar, é importante tomar alguns cuidados nessa época. “Manter atividade física regular, alimentação saudável com o consumo de frutas e verduras que tenham mais porcentagem de água e tomar muita água. Também é bom evitar extremos de temperatura, como o chuveiro muito quente ou ficar no ar condicionado sem se agasalhar. Mantenha o corpo em temperatura regular”, explicou.

Outro alerta do médico para evitar resfriados é a higiene e a circulação do ar em ambientes fechados.“É importante lavar as mãos frequentemente e,em lugares fechados, deixar o ar circular”. 

Quanto às alergias, o cuidado com as roupas também se faz necessário. Os agasalhos devem ser retirados do guarda-roupa antes do uso e expostos ao sol, que ajuda no combate à umidade e aos mofos. Também há as receitas caseira de álcool, vinagre e bicarbonato para tirar o mofo das roupas.  

O otorrinolaringologista orienta ainda que as pessoas idosas, a partir dos 60 anos, tomem a vacina contra gripe. Essa vacinação está disponível nos postos de saúde de Conquista.  

Fotos: Reprodução TV Sudoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *