2ª Copa Bahia de LPO reúne atletas baianos em Conquista

Estiveram presentes 50 atletas de diferentes regiões do estado participando da competição em duas categorias: feminina e masculina, que se dividiram em grupos por peso corporal 30 de outubro de 2023 Por Malu Lima, Felipe Velame, Helena Assis e Rebeca Spínola

Entre os dias 28 e 29 de outubro, Vitória da Conquista sediou a segunda edição da Copa Bahia de Levantamento de Peso Olímpico (LPO), realizada no estacionamento G2 do Shopping Boulevard. Estiveram presentes 50 atletas de diferentes regiões do estado. No primeiro dia, a competição foi na categoria feminina, no segundo, a masculina.

Para o organizador do evento Edmar Oliveira, essa foi uma experiência única para Conquista e região Sudoeste. “A gente está muito feliz de trazer esse evento para Vitória da Conquista e beneficiar esse esporte que não é tão conhecido. Por mais que seja uma modalidade olímpica, não é tão disseminada como outros esportes como o futebol, vôlei, entre outros.”

Victor Oliveira, que também é organizador da Copa Bahia, explicou o porquê das duas categorias na competição. “Separamos um dia especialmente para as mulheres, para mostrarem a força que têm”. Segundo ele, o campeonato não busca apenas encontrar os mais fortes da Bahia. “Queremos pessoas que estejam dispostas a conhecer um esporte diferente e se superar nele.”

A competição reuniu atletas de diferentes territórios do estado. Iasmyn Silva, que veio de Salvador, disse que este é o seu segundo ano na Copa Bahia. “Eu já estou treinando específico o Levantamento de Peso Olímpico há quase dois anos.  Antes eu treinava crossfit. Participei de duas competições no meio também, mas decidi focar específico no Levantamento de Peso Olímpico nos últimos anos, e tenho participado de várias competições que acontecem próximas a mim.”

A atleta soteropolitana ainda destacou o espaço da mulher no esporte. “É bastante interessante o crescimento que teve nos últimos anos de mulheres no Levantamento de Peso Olímpico. Isso é importante em termos de representatividade, pois esse esporte é visto como mais masculino, por ser uma modalidade que exige muita força, mas também é muita técnica. É inspirador ter mulheres nesse meio que influenciam outras a participarem também”.

Além de homens e mulheres, a competição também tinha  atletas infanto-juvenis. É o caso da atleta Calinca Nolasco, que treina focada em  levantamento de peso há quatro meses e trouxe a filha Ana Júlia para participar junto com a mãe. “Eu acho muito importante incentivar esse esporte para criança, para que ela possa crescer nesse meio saudável, poder estar todo mundo reunido em família e incentivar outras pessoas também”.

No domingo foi a vez dos homens competirem. O atleta João Peixoto veio de Poções. “Estou aqui no segundo ano tentando ganhar um pódio, tomara que dessa vez seja o primeiro lugar. Esse é um grande evento que eu gosto muito e pretendo continuar vindo para representar a minha cidade”.

O evento atraiu o público que se interessa por atividades físicas de musculação e crossfit. A advogada Liz Alves não foi competir, mas acompanhou o campeonato masculino. “Essa é minha primeira vez no evento. Estou com uma expectativa boa, de ver os meninos arrasando. Comecei a fazer crossfit nessa semana e descobri o evento lá na academia onde eu treino”.

Durante a competição, os participantes se dividiram em grupos por peso corporal. Para avaliá-los, os juízes observaram a realização de dois movimentos por cada atleta. Segundo o juiz Lucas Guimarães, eram necessários dois movimentos: um chamado de “arranco”, que consistia em tirar a barra com os pesos do solo e elevar até a cabeça, em uma única ação; já o segundo, o “arremesso”, o atleta tinha que elevar a barra do solo até o ombro e empurrar para a cabeça, em duas ações. “Cada atleta tem três tentativas para realizar cada movimento. Caso consiga realizar corretamente, ele tem a opção de subir o peso da barra e fazer as outras duas repetições. Caso ocorra o erro, terá direito a dois minutos para repetir aquela carga que ele errou ou subir o peso da barra. O atleta campeão é aquele que tiver a maior somatória de peso nos dois movimentos”, explicou.

O evento foi promovido pela academia Cross Invicto, EDO Engenharia e Energia Solar. De acordo com o superintendente do Boulevard Shopping, Eber Paim, o empreendimento se preocupa em apoiar eventos esportivos que valorizam os atletas locais, promovem saúde e entretenimento. “Assim como outros eventos esportivos que sediamos no Boulevard Shopping nos últimos anos, a Copa Bahia de Levantamento de Peso Olímpico tem se consolidado no calendário anual de competições esportivas da cidade e, como uma categoria que tem ganhado cada vez mais apreciadores e revelado talentos em nossa região, só tende a crescer.”

Vencedores

No sábado, a atleta Cauhina Lacerda venceu no grupo F49, ela levantou 30kg no Arranco e 40kg no Arremesso. Laiane Assis venceu no grupo F55, ela levantou 30kg no Arranco e 41kg no Arremesso. Já no F59, a vencedora foi Geisiane Amorim, ela levantou 40kg no Arranco e 50kg no Arremesso.

Ainda competiram atletas dos grupos F64, F70, F71 e F40. Do grupo F64, a vencedora foi Maria Paula Anjos, ela levantou 57kg no Arranco e 78kg no Arremesso. No grupo F70, Iasmyn Silva venceu levantando 66kg e 82kg no Arranco e no Arremesso respectivamente.

No grupo F71, a vencedora foi Tais Oliveira. Ela levantou 75kg no Arranco e 85kg no Arremesso. E por fim, no grupo infanto-juvenil, Ana Júlia Nolasco venceu 17kg no Arranco e 17kg no Arremesso.

Já no domingo, os homens se dividiram entre os grupos M61, M67, M73, M81, M89, M96, M102 e M>102. No primeiro grupo, Acacio Guimarães venceu, levantando 60kg no Arranco e 80kg no Arremesso. No grupo M67, Marlan Silva venceu levantando 88kg no Arranco e 115 no Arremesso.

No grupo M73, o vencedor foi Lucas Rembrandt que levantou 100kg no Arranco e 130kg no Arremesso. No grupo M81, Breno Dias venceu levantando 101kg no Arranco e 125kg no Arremesso. No grupo M89, o vencedor foi Uelder Oliveira que levantou 65kg no Arranco e 87kg no Arremesso.

No grupo M96, Vinicius Pires venceu levantando 115kg no Arranco e 135kg no Arremesso. No grupo M102, Edmar Oliveira venceu levantando 100kg no Arranco e 122kg no Arremesso. Por fim, no grupo M>102, Alcides Pires Filho venceu levantando 105kg no Arremesso e 130kg no Arranco.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *