4 de outubro: Dia Internacional dos Animais

Em Vitória da Conquista, são mais de 15 mil animais perambulando pelas ruas. 4 de outubro de 2023 Raquel Soreira, Mariana Martins e Rafaella Leite

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, celebra-se o Dia Internacional dos Animais. Segundo a  OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, há cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cachorros abandonados em todo o território. Em Vitória da Conquista, essa realidade se repete, com mais de 15 mil animais perambulando pelas ruas. 

As razões para o abandono incluem restrições de tempo para cuidar dos animais de estimação, desafios financeiros relacionados à alimentação e cuidados de saúde e também pela falta de espaço adequado para acomodar os animais.

Esta data comemorativa desempenha um papel significativo ao incentivar a reflexão entre as pessoas para zelar pelos os animais. Os direitos dos animais estão resguardados pelas as diretrizes do Art. 225, § 1º, que asseguram uma fauna e uma flora equilibrada. Lei 14.064 que assegura os animais domésticos contra maus tratos. 

Para ajudar na causa, o trabalho voluntário desempenha um papel  significativo na luta pelo bem-estar dos animais. Em Conquista, ONG´s realizam a tarefa de resgatar e manter seguros os animais de rua ou em condições de maus-tratos. O grupo Quatro Patas é uma ONG que resgata animais sem fins lucrativos. Com foco nos felinos, a organização Salvo um Gatinho, auxilia no processo de adoção e castração de gatos. O projeto Patas Carentes presta apoio no resgate de animais em situação de rua. 

Em abril de 2023, depois de uma luta de décadas dos ativistas da causa animal na cidade, a Prefeitura de Conquista inaugurou, no Bairro Brasil, a clínica pública de animais Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa). É a primeira instituição pública municipal que cuida da saúde dos animais de rua ou dos pets de tutores que contém cadastro no CadÚnico.

Confira seguidores do Avoador e o amor com seus pets.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *