Alunas de Ciências Sociais da Uesb lançam cartilhas sobre o movimento feminista

Os trabalhos trazer ao debate ensinar sobre questões como o que é e quais as diversas vertentes do feminismo 15 de dezembro de 2020 Felipe Ribeiro

O Curso de Ciências Sociais lançou, nesta terça-feira (15/12) mais um material resultante das disciplinas Metodologia e Prática do Ensino em Ciências Sociais I, ministrada pelo professor José Miranda Oliveira Júnior, e Relações Sociais de Gênero, sob a responsabilidade da professora Núbia Regina Moreira. As alunas e autoras do produto, Alícia Santana, Ana Clara Lebrão, Graziele Reis, Jucimara Santana e Jussana Vilas Boas abordaram a temática do feminismo.

O trabalho “Feminismos: Delas Para Todes” apresenta o que é o feminismo, as ondas que o movimento possui e trata das diferentes vertentes como feminismo negro, lésbico, transfeminismo, entre outros. Em seu trabalho, as autoras disponibilizaram dicas de produções literárias e cinematográficas que abordam o tema e deixam os estudiosos por dentro do assunto. Além disso, é possível conhecer as responsáveis pelo trabalho e as motivações que as levaram a tratar da temática. Entre as referências, estão as autoras como Sueli Carneiro e Djamila Ribeiro.

Na cartilha, a estudante Jussana argumenta a necessidade de ampliar o entendimento sobre o movimento feminista. “A minha motivação em estudar e difundir o feminismo é acreditar que através dele eu possa dar voz para a mulher invisibilizada, possibilitar a estas a emancipação tanto social como política.”. Além disso, ela acrescenta  a importância sobre o conhecimento sobre os diferentes tipos de feminismos. “Cada movimento feminista possui singularidades que incluem as diferentes mulheres que existem e resistem diariamente”, explicou.  

Outro trabalho surgido a partir do curso de Ciências Sociais e que também discute o movimento feminista é a cartilha “Feminismos: História e vertentes” da estudante Lara Fidelman. Em seu trabalho, Lara conta a história dos movimentos feministas no Brasil e as diversas vertentes do Feminismo Liberal, Anarcafeminismo, Feminismo Socialista.

O material das cartilhas pode ser acessado nas redes sociais do Centro Acadêmico do Curso de Ciências Sociais da Uesb.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *