Com sucesso de público, filme Marte Um encerra 15ª Mostra Cinema

Em quatro dias de evento, foram exibidas 29 produções, sendo 10 longas-metragens e 19 curtas, com temáticas como racismo, gênero, pautas indígenas e ambientais 22 de novembro de 2022 Gisele Oliveira e Nadiane Santos

Na última sexta-feira (18/11), aconteceu o encerramento em Vitória da Conquista a 15ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema, com o filme longa-metragem Marte Um, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.  O público lotou o local para assistir a obra.

Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, e que contou a história de uma família negra da periferia de Contagem (Minas Gerais).

Além do filme Marte Um, dirigido por Gabriel Martins, e que contou a história de uma família negra da periferia de Contagem (Minas Gerais), o público também pode assistir ao curta “Os primeiros soldados” e prestigiar a Exposição Fotográfica Caminhos de Hildebrando Oliveira.

A última noite do evento contou com a presença de um público que superou o número de assentos disponíveis no teatro do Centro de Cultura, o que gerou longas filas e muitos só conseguiram entrar quando o longa já estava em exibição.

Durante quatro dias, o evento ofereceu uma programação de filmes nacionais de diferentes formatos e gêneros, produzidos e lançados nos últimos dois anos. Ao todo, foram exibidas 29 produções, sendo 10 longas-metragens e 19 curtas, com temáticas como racismo, gênero, pautas indígenas e ambientais. As exibições foram todas realizadas na sala principal do Centro de Cultura, em três sessões diárias, às 15h, 18h e 20h.

De acordo com o coordenador-geral do evento, Esmon Primo, “o cinema é um espaço de presença, onde as pessoas estão juntas para compartilhar, risos, emoções, sustos e sentimentos, e conseguimos trazer isso de volta, na primeira edição presencial da Mostra após a pandemia”.

Esmon Primo: “O cinema é um espaço de presença, onde as pessoas estão juntas para compartilhar, risos, emoções, sustos e sentimentos.” Foto:

Com a mostra interrompida durante dois anos por causa da pandemia da covid-19, foi necessário olhar para os filmes de 2020 e 2021, e fazer uma seleção dentro das limitações de tempo e espaço que o evento tem esse ano, como destacou o curador Marcelo Miranda.  “ A Mostra sempre direciona o olhar para filmes autorais que mostram diversos valores estéticos e artísticos, e também com discussões muito atuais”, explicou Esmon Primo.

Atividades formativas

Além das exibições, também foram realizadas mesas temáticas, cursos e oficinas com professores, roteiristas, publicitários e outros profissionais da área do audiovisual. As atividades aconteceram na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “A intenção da equipe foi estimular reflexões sobre a produção cinematográfica contemporânea e, ao mesmo tempo, garantir uma formação que estivesse sintonizada com as demandas do mercado de trabalho no setor audiovisual”, comentou a coordenadora de atividades formativas, Tamara Chequer.

A Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema teve o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste e da Olhar Distribuidora. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, do Janela Indiscreta e do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma realização da Movimenta Cultura e Arte. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Fotos: Gisele Oliveira e Nadiane Santos

Evento contou ainda com a Exposição Fotográfica Caminhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *