Conquista prorroga prevenção à covid-19 até 6 de junho enquanto governo estadual mantém toque de recolher até o dia 8

Governo estadual proíbe a venda de bebidas alcoólicas no estado por qualquer estabelecimento, inclusive por delivery, entre 4 e 7 de junho 1 de junho de 2021 Mariana Oliveira

A Prefeitura de Vitória da Conquista decidiu prorrogar até o próximo domingo (06/05) todas as medidas de prevenção contra a covid-19. Essa medida vence dois dias antes do decreto estadual, cujo toque de recolher vale até 8 de junho. Além disso, a medida estadual permite comércio aberto até 20h, enquanto o município mantém o horário das 21h. 

De acordo com o decreto municipal publicado no Diário Oficial de ontem (31), Conquista manterá os horários de funcionamento dos Shoppings Centers, das 10h às 21h, do comércio de rua e dos estabelecimentos que prestam serviços, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, no sábado, das 8h às 12h.

Segundo a Prefeitura, a prorrogação ocorreu por considerar as taxas de ocupação de leitos para covid-19 por moradores do município e de contaminação pelo coronavírus na cidade. No entanto, no Boletim Epidemiológico de ontem (31/05), consta 29.256 casos confirmados da doença, ao todo, com 28.331 recuperados e 484 mortos. 441 pacientes continuam com o Sars-Cov-2 ativo e a taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) estava em 91,4%.

A prorrogação do toque de recolher estadual mantém a restrição da locomoção noturna das 21h às 5h, em toda a Bahia. De acordo com o decreto publicado nesta terça-feira (1º/06) no Diário Oficial, as cidades localizadas nas regiões Sudoeste, o que inclui Vitória da Conquista, e Extremo-Sul, da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê e Jacobina, o toque de recolher vale das 20h às 5h. Essa medida é uma hora a menos da adotada em Conquista.

Segundo o governo baiano, bares e restaurantes dessas regiões deverão encerrar o atendimento presencial às 19h, e os serviços de entrega em domicílio (delivery) até às 24h. O governo proibiu também a venda de bebidas alcoólicas em todo o território baiano por qualquer estabelecimento, inclusive por delivery, no período das 18h de 4 de junho até as 5h de 7 de junho.

Apenas municípios que integrem regiões em que a taxa de ocupação de UTIs estiver igual ou inferior a 75%, por cinco dias seguidos, poderão comercializar bebida alcoólica no próximo fim de semana.

Aulas

Ainda de acordo com o governo estadual, instituições de ensino públicas e particulares poderão manter as aulas semipresenciais caso o município baiano onde se encontrem esteja com a taxa de ocupação de UTIs igual ou inferior a 75% durante cinco dias consecutivos. As atividades letivas só poderão ser realizadas de forma presencial se a ocupação máxima for de 50% da capacidade de cada sala de aula e atendendo aos protocolos sanitários estabelecidos.

Shows e Eventos

Quaisquer eventos, públicos ou privados, e atividades artísticas e esportivas amadoras que resultem em aglomerações de pessoas continuam proibidos até o dia 8 de junho, em toda a Bahia, independentemente do número de participantes.

Eventos científicos e profissionais podem ocorrer presencialmente com o limite de até 50 pessoas, de acordo com o decreto. Missas e cultos religiosos estão permitidos com ocupação máxima de 25% da capacidade do local. Academias de ginástica e musculação também permanecem autorizadas a funcionar com ocupação de até 50%.Até ontem (31), a Bahia confirmou ao todo 1.012.200 casos da covid-19, desde o início da pandemia. Desse total, 21.241 pessoas morreram devido à doença, 15.699 encontram-se com o coronavírus ativos e 975.260 estão recuperados. A taxa de ocupação das UTIs em todo o estado é de 84%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *