Em novo estudo, vacina russa Sputnik V chega a 97,6% de eficácia contra a covid-19

Foram testadas cerca de 3,8 milhões de pessoas que receberam a primeira e segunda dose no programa de imunização da Rússia 20 de abril de 2021 Gabriela Souza

Em estudo do Instituto Gamaleya, de Moscou, e do Fundo de Investimentos Direitos da Rússia (RDIF), a vacina russa Sputnik V apresentou 97,6% de eficácia contra a covid-19 em testes aplicados em cerca de 3,8 milhões de russos. O anúncio do resultado foi realizado nesta segunda-feira (19/04). 

Por ser mais amplo, o estudo no “mundo real”, como definiram os cientistas envolvidos no estudo, traz maior clareza e confiabilidade na verificação da eficácia científica da vacina. A nova taxa de eficácia da Sputnik apresentada agora é superior ao resultado de 91,6% de eficiência, divulgado na revista médica The Lancet no início do ano. Esses dados são favoráveis em comparação com outras vacinas contra a covid-19.

Segundo o diretor do fundo soberano RDIF, que apoia o desenvolvimento da vacina, Kirill Dmitriev: “esses dados confirmam que a Sputnik VR tem uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas disponíveis”.   

Os 3,8 milhões de russos tomaram a primeira e a segunda dose no programa nacional de vacinação com a vacina Sputnik V. Em nota divulgada, a taxa na incidência de infecções foi de 0,027%, calculada a partir do quinto dia após a primeira aplicação do imunizante.    

Em um período considerável desde o início da vacinação em massa na Rússia, o índice de infecção entre adultos não vacinados foi de 1,1%, de acordo com a nota, que não especificou o intervalo de datas utilizado nesta pesquisa. Esses dados foram reunidos a partir de informações mantidas pelo Ministério de Saúde, e que registra todas as pessoas que foram vacinadas e infectados com a covid-19 no país. Em comunicado, foi informado que os dados serão publicados no próximo mês em uma revista médica.

Fonte/foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *