Pesquisa aponta os 11 sintomas mais comuns da covid-19 entre os brasileiros

Dor de cabeça e mudanças no paladar e olfato são os mais comuns 3 de dezembro de 2020 Alexya Leite

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em parceria com outras instituições, identificou os 11 sintomas mais relatados da covid-19 pelos brasileiros. A pesquisa foi realizada com mais de 31 mil pessoas de 133 cidades do país.

A testagem foi feita com o teste rápido para identificar a presença de anticorpos, fator que aponta se a pessoa já foi infectada com a doença anteriormente. Os participantes foram testados e questionados sobre terem tido ou não algum sintoma.

Liderando a lista aparece a dor de cabeça, depois a perda de olfato ou paladar, febre, tosse e dor no corpo. O sintoma menos relatado foi o vômito Veja abaixo o ranking dos sintomas de covid-19 mais comuns entre os brasileiros:
1º – dor de cabeça, 2º – mudanças no olfato ou paladar, 3º – febre, 4º – tosse, 5º – dor no corpo, 6º – dor de garganta, 7º – Diarreia, 8º – Dificuldade de respirar, 9º – Tremores, 10º – Palpitação, 11º – vômito.

A pesquisa intitulada EpiCovid é o maior estudo sobre o predomínio da covid-19 no país. As 31.869 pessoas que participaram do levantamento foram testadas em casa, por meio de sorteio feito com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Epidemiologista e pneumologista da UFPel, Ana Menezes, disse que a relação entre as mudanças do olfato ou paladar e a presença dos anticorpos torna esses sintomas muito importantes no diagnóstico da covid-19. “A mudança de olfato ou paladar foi cinco vezes mais frequente entre os que tiveram resultados positivos do que nos negativos”, sinaliza a médica. Essa diferença pode ter sido de até 6 vezes, se consideradas as margens de erro definidas pelos pesquisadores”.

Fonte: G1
Foto: Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *