Evento Transversalidades: jornalismo, diversidade e audiovisualidades começa nesta quarta (29)

Entre as atividades estão dois dias palestras, oficinas e a exposição fotográfica de na “O Olho da Rua” 28 de março de 2023

Entre os dias 29, 30 e 31 de março, acontece o primeiro ciclo de atividades do evento Transversalidades: jornalismo, diversidade e audiovisualidades, que será aberto ao público em geral. Fazem parte das atividades palestras, oficinas e uma exposição fotográfica, que serão desenvolvidas no Teatro Glauber Rocha, na Uesb de Vitória da Conquista e na Casa Memorial Governador Régis Pacheco.

O evento faz parte do programa de extensão e do projeto de pesquisa Audiovisualidades Híbridas, sob a coordenação da professora Adriana Camargo. Segundo ela, o evento, por acontecer em ciclos, empreende uma nova e atual dinâmica no curso que é lidar com as constantes atualizações no campo da Comunicação Social – Jornalismo e ainda contemplar as especificidades das áreas, como neste primeiro evento em que as atenções estão  nas audiovisualidades. “Há ainda a possibilidade de dialogar com os projetos e programas, seja de extensão, seja de pesquisa dos professores do curso. Dessa forma o discente tem a oportunidade de experienciar no processo de formação, a teoria e a prática em diálogos de atravessamentos mútuos.”

Nos dois primeiros dias, as atividades de palestras serão no Teatro Glauber Rocha, na Uesb de Vitória da Conquista. No dia 29 de abril, a programação traz a abertura do evento com representantes da Coordenação do Colegiado de Jornalismo, das 9h às 9h20. Em seguida, a professora Adriana explica a dinâmica do projeto de pesquisa Audiovisualidades Híbridas e os bolsistas,  Jerônimo Borges, Letícia Meira e Valentina Rosa, apresentam o programa  de extensão Laboratório Audiovisualidades Híbridas. Das 10h40 às 11h, haverá um momento para os diálogos a mesa e os participantes do evento. Para finalizar, acontecerá o encerramento com a mediação do professor José Dirceu Góes

No dia seguinte, 30 de abril, haverá a palestra com Nilmar Lage, que apresentará seu trabalho “Imagem: resistência, poíesis e ética”, e logo após, Bianca Silva, com o projeto Audiovisualidades e “sertanílias” fará um relato de experiência sobre a produção do Enlivre-se podcast. O encerramento será às 11h30, com a professora Adriana.

No último dia, o evento terá a  instalação artística intitulada: “O Olho da Rua”, na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, a partir das 19 horas.  A atividade vai apresentar uma exposição de fotografias e projeções de áudio e vídeo.  O tema abordado pelo trabalho é a diversidade dos bairros de Conquista e região Sudoeste, mostrando  as histórias, os personagens, suas profissões e culturas. Essas  narrativas fotodocumentais foram elaboradas pelos estudantes do curso Jornalismo do terceiro período da Uesb, mas a concepção da instalação, a direção criativa e a coordenação é da professora Adriana. De acordo com a docente, a ideia desse trabalho é propiciar a “experimentação da imagem, do som e das artes integradas por meio de atravessamentos e diálogos sem fronteiras.   É a partir desta lógica da troca de olhares, que o ‘O olho da Rua’ deseja te fazer viajar através das narrativas audiovisuais pelo afeto, pela memória; através do trabalho, da cultura, da historicidade dos povos.”

O segundo ciclo de atividades do evento Transversalidades: jornalismo, diversidade e audiovisualidades será entre os dias 18, 19 e 20 de abril, com o enfoque direcionado ao jornalismo no rádio e na internet. Essa etapa é uma parceria entre o programa de extensionista Audiovisualidades Híbridas com o Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação, sob responsabilidade da professora Carmen Carvalho, e o projeto desenvolvido pelo professor Dirceu Góes.  A programação será divulgada em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *