Morte de assessor parlamentar do PT cancela início da Fligê nesta quarta (16)

Heliomar Medeiros Porto, conhecido como Ninja, assessor parlamentar de Zé Raimundo, deputado estadual, e Waldenor Pereira, deputado federal, ambos do PT 16 de agosto de 2023 Jenifer Vital

O início da Feira Literária de Mucugê (Fligê), que estava prevista para esta quarta-feira (16/08), foi transferida para o dia 17. O motivo é a morte de Heliomar Medeiros Porto, conhecido como Ninja, assessor parlamentar de Zé Raimundo, deputado estadual, e Waldenor Pereira, deputado federal, ambos do PT.

A programação desta quarta-feira foi remanejada para outros dias, com exceção das atividades na Vila Igatu: Galeria Arte e Memória, Memória Em Dó Maior – Tributo à Filarmônica Lyra Wanderley. Já o desfile literário, que ocorreria nesta data, foi transferido para a quinta-feira (17/08), às 8h. Os demais dias da programação acontecerão normalmente.

Na sexta-feira (18/09) serão realizadas mesas de discussão sobre música e literatura na Chapada Diamantina, apresentações literárias e musicais, bem como sessões de autógrafos com diversos autores. Além disso, haverá uma sessão especial de homenagem ao autor José Carlos Capinan. O sábado (19/09) será preenchido por uma variedade de atividades, desde encontros literários até lançamentos de livros, apresentações musicais e contação de histórias, abrangendo desde os mais jovens até o público adulto.

No domingo (20/08), o último dia do evento, haverá sessões de cinema, exposições de arte, atividades literárias para crianças e conversas sobre a literatura de cordel, e um concerto de encerramento.

Além disso, ao longo do evento, haverá espaços dedicados a narrativas literárias, exposições de arte, oficinas para crianças, encontros com autores, sessões de autógrafos, exposições fotográficas, e muito mais.

O tema da Filgê 2023 é “Literatura e Música: A União das Almas Criativas”. O homenageado desta edição, será o poeta e músico José Carlos Capinan e, entre convidados, estão o escritor Itamar Vieira Júnior e a cantora e compositora Letícia Novaes (Letrux).

O evento trará, em sua programação, mesas literárias, oficinas, espetáculos, circuitos, desfiles literários, lançamento de livros, performances artísticas e outras atividades para crianças, jovens, adultos e idosos. A Fligê acontece na cidade de Mucugê, na região da Chapada Diamantina. O evento faz a interconexão entre as diferentes formas de manifestações culturais.

O evento conta com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio de emendas parlamentares vinculadas, da Prefeitura Municipal de Mucugê, além da parceria com instituições de educação e de coletivos e grupos culturais.

 

Fatalidade

Heliomar Medeiros Porto tinha 50 anos, era mineiro, mas morava em Vitória da Conquista, e morreu em Mucugê de mal súbito na manhã desta quarta-feira (16/08). Deixa dois filhos e um neto. Trabalhou com Fernando Jacaré (PT) em 2010 e, desde 2015, é assessor parlamentar de Zé Raimundo e Waldenor Pereira.

Em seu perfil do Instagram, a ex-candidata a vice-prefeitura, na chapa em havia Zé Raimundo, que foi candidato a prefeito de Vitória da Conquista, na eleição de 2020, Luciana Oliveira, destacou o trabalho de Heliomar. Segundo ela, ele fazia parte do “povo que atua em bastidores e faz a roda girar. Ninja era dessa galera. Presença certa nas ações do PT, dos mandatos de Zé Raimundo e Waldenor, em qualquer ato bom para Vitória da Conquista. Cara leve, da resenha e, sobretudo, do trabalho, pau pra toda obra”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *