Oito cidades da Bahia não possuem casos da covid-19

Os municípios estão afastados dos grandes centros, o que dificulta a chegada do coronavírus, mas também o acesso aos leitos de UTI 30 de julho de 2020 Felipe Ribeiro

Dos 417 municípios baianos, apenas oito não registraram nenhum caso da covid-19 até o momento. Em comum, Brejolândia (foto de capa), Brotas de Macaubas, Canápolis, Ipupiara, Novo Horizonte, Santana, Sítio do Mato e Tanque Novo têm o número pequeno de habitantes e a distância de cidades maiores do estado, que estão com disseminação crescente da doença.

De acordo com o professor do Geocovid-19, Washington Rocha, “por serem regiões com menor densidade demográfica, menor população por área, então se trata de uma combinação de um isolamento natural”. No entanto, há projeções de que a 90 dias esses municípios tenham pelo menos um ano a respeito da doença nesses municípios.

Se por um lado a distância desses municípios ajuda a manter a covid-19 afastada, também um fator negativo em relação aos centros de tratamento que tenham os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em caso de agravamento da doença, os pacientes necessitam ser intubados e também irem às UTI’s, que ficam longe dessas cidades.

Santana é um desses municípios sem casos da covid-19. Sua população é 26 mil habitantes. Em entrevista ao Correio da Bahia, o prefeito Marcão Cardoso disse que, nesse período de pandemia, houve até um aumento da população em cerca 1.500 pessoas, pois muitos que residiam em outras localidades retornaram à cidade. Entre as ações de enfrentamento ao coronavírus, a Prefeitura criou a barreira intitulada “Posso ajudar” em um hospital, onde é realizada a triagem dos suspeitos da covid-19 e, caso necessário, o teste rápido.

O prefeito de Novo Horizonte, Djalma Anjos, atribuiu a falta de contaminações pelo novo coronavírus na cidade às ações que foram tomadas pelo poder público, como as barreiras sanitárias, fechamento do comércio, isolamento de pessoas que chegavam à cidade.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), o estado registrou 4.296 casos da doença em apenas 24h, chegando ao total de 161.630 e 3.391 mortes.

Fonte: Correio da Bahia

Foto: Reprodução/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *