Pesquisa aponta baixa hospitalização de pessoas vacinadas contra a covid-19

Teve queda na solicitação de UTIs para idosos acima de 70 anos, que é um público que está com a vacinação avançada. 27 de abril de 2021 Mariana Costa

Levantamento realizado pela Secretaria de Saúde da Bahia identificou que, entre 1º de janeiro até o dia 24 de abril deste ano, 99,9% dos cerca de 2,2 milhões de vacinados na Bahia contra a covid-19 não contraíram a doença após a imunização ou, se infectados, não precisaram de hospitalização por conta da doença. 

De acordo com  secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, os dados reforçam a importância da vacinação para que haja uma queda sustentada do número de solicitações de internamento. Ele disse também que com três meses de vacinação foi possível observar uma queda na solicitação de unidades de terapia intensiva (UTIs) para idosos acima de 70 anos, que é um público que está com a vacinação bem avançada no estado. 

A pesquisa aponta ainda que das 17.786 notificações de internações por covid-19, somente 382 pacientes imunizados no estado foram internados, o equivalente de 2,14% dos casos. Desses pacientes internados, 281 tinham tomado somente a primeira dose e 99 também a segunda. Em outras duas notificações, não constava a informação de quantas doses tinham sido aplicadas. Das 382 notificações, 172 foram de residentes em Salvador, 21 de Vitória da Conquista, 11 de Lauro de Freitas e os demais de outros 105 municípios.

Para acelerar a vacinação na Bahia, o governador do estado adquiriu 9,7 milhões de doses da Sputnik V, porém a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não emitiu autorização para importação da vacina russa. 

Fonte: GOV/BA

Foto: GOV/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *