Plataforma da Rede Nacional de Combate à Desinformação é invadida por hackers

A RNCD é uma iniciativa virtual criada em 24 de setembro de 2020 e possui no momento, 88 parceiros de todas as regiões brasileiras 1 de fevereiro de 2021 Da Redação

A plataforma da Rede Nacional de Combate à Desinformação (https://rncd.org)  foi invadida por hackers nos últimos dias, e, na noite do dia 28 de janeiro, o ataque foi percebido rapidamente por uma das parceiras da Rede que fez a denúncia à coordenação.

A invasão à RNCD foi construída de modo a permitir aos invasores, direcionar o usuário para outros links e emitir vírus, fazendo com que o site perca credibilidade e seja inserido na lista de sites não seguros dos antivírus internacionais, até que o site seja removido pela plataforma digital de hospedagem.

A RNCD é uma iniciativa virtual criada em 24 de setembro de 2020 e possui no momento, 88 parceiros de todas as regiões brasileiras, distribuídos em projetos de monitoramento, agências, redes, projetos de fact-checking, portais de notícia, projetos de comunicação educativa, divulgação científica, observatórios, laboratórios, núcleos de pesquisa, coletivos, organizações não governamentais, instituições de várias naturezas, museus, etc.

Outros parceiros da RNCd já passaram por situação similar e no dia 28 de janeiro o site do Projeto Nujoc Checagem da Universidade Federal do  Piauí, também pertencente à RNCd e que atua com verificação de denúncias de fake News sobre Covid-19 (medicamentos, tratamentos profiláticos, vacinas, etc.) e que chegam pelo aplicativo Eufiscalizo da Fiocruz-RJ, também teve seu banco de dados invadido e todo o seu histórico apagado.

Ambos os sites serão tirados do ar, para as providências de segurança necessárias e para recomposição do acervo.

Ajude-nos a combater a desinformação. Siga nossos perfis nas redes sociais, assim como, as redes e sites de todos os nossos parceiros.

Coordenação

RNCd Brasil

Obs: O site Avoador por meio da editoria de checagem Xereta faz para da RNCD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *