Prefeitura inicia segunda fase da reabertura do comércio de Conquista

As atividades comerciais irão funcionar em dias e turnos alternados, com exceção dos salões de beleza que estarão abertos em horário comercial, de 8h às 18h 9 de junho de 2020 Alexya Amorim

Na noite deste domingo (07/06), o prefeito Herzem Gusmão assinou o decreto 20.330 que autoriza o início da segunda fase do plano de retomada das atividades econômicas em Vitória da Conquista. A partir de segunda-feira (08/06), salões de beleza, barbearias, floriculturas, tabacarias, bancas de jornais e revistas, e comércios de animais vivos poderão voltar a funcionar durante a pandemia da covid-19.

Em reunião realizada no dia 23 de maio, o plano de reabertura composto por cinco fases foi aprovado pelo Comitê Gestor de Crise (CGC) da Prefeitura Municipal. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que defende a retomada das atividade comerciais, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Conselho Municipal de Saúde, entidades que já se manifestaram a favor do isolamento social, são integrantes do CGC.

Nessa segunda fase, as atividades comerciais irão funcionar em dias e turnos alternados, com exceção dos salões de beleza que estarão abertos em horário comercial, de 8h às 18h. Em seu site oficial, a Prefeitura disponibilizou protocolos de segurança e listou medidas sanitárias que devem ser respeitadas pelos empresários, funcionários e cidadãos para o funcionamento do comércio durante a pandemia.

Algumas medidas de segurança são o uso de materiais de trabalho descartáveis ou esterilizados, a utilização de kits de atendimento para cada cliente e a higienização deles, no caso dos salões de beleza e barbearias, o uso obrigatório de máscaras, o estabelecimento de uma distância de dois metros entre as pessoas e a disponibilização de álcool em gel. Além disso, os comerciantes e empresários devem fixar em suas lojas um cartaz que informa o tamanho da área do estabelecimento e reforça a importância do distanciamento.

Outras fases

A primeira fase da reabertura do comércio aconteceu entre os dias 1º e 7 de junho e permitiu o funcionamento de estabelecimentos como lojas de vestuário, armarinhos, livrarias, lojas de artigos esportivos e estúdios de revelação e impressão de fotografias.

A terceira etapa está prevista para começar em 15 de junho e irá reabrir bares e restaurantes, com exceção do self sevice. Na quarta fase, as academias retomarão as atividades a partir do dia 22 deste mês e, por fim, haverá a reabertura de escolas, templos religiosos, cinemas, casas de show e eventos na quinta e última fase do plano de reabertura, ainda sem data prevista.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado no dia 7 de junho, Conquista tem 262 casos confirmados da doença e 5.593 notificações.

Foto de capa: Reprodução/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *