Prograd esclarece dúvidas sobre o reconhecimento do curso de Jornalismo da Uesb

O bacharelado de Comunicação Social passou a ser de Jornalismo em 2018 e, desde 2022, a documentação de reconhecimento está no Conselho Estadual de Educação 16 de setembro de 2023 Raquel Soreira e Denilson Soares

Na tarde desta sexta-feira (15/09), a partir de uma solicitação do Colegiado de Jornalismo, aconteceu uma reunião entre os representantes da Pró-Reitoria de Graduação, estudantes e os professores da Área do Jornalismo. A pauta foi o reconhecimento do Bacharelado em Jornalismo da Uesb, que se encontra em análise no Conselho Estadual de Educação (CEE). 

Fundado em 1998 como Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, o curso precisou se adaptar às novas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Jornalismo que entraram em vigor em 2013 no Ministério da Educação. Com isso, o Bacharelado da Uesb passou a ser em Jornalismo, o que exige um novo reconhecimento com a vinda de uma comissão de professores avaliadores encaminhados pelo CEE. O processo foi encaminhado em julho de 2022, já que a mudança foi concretizada no final de 2018 e, durante os anos de pandemia, o conselho suspendeu o recebimento do cadastro de novos pedidos de análise, tendo reaberto no ano passado. 

Por conta dessa situação, os jornalistas que colaram grau em fevereiro de 2023 ainda não conseguiram receber o diploma, o que tem gerado preocupação entre os ex e atuais estudantes do curso. No entanto, a coordenadora do Colegiado de Jornalismo, professora Carmen Carvalho, esclareceu que o processo está em andamento e o curso de Jornalismo não está irregular. “Esperamos que até meados de 2024 essa situação esteja regularizada.”

Durante a reunião, que foi transmitida ao vivo, o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira Santos, explicou como funciona o trâmite em relação à renovação e reconhecimento de cursos das estaduais baianas, as dificuldades impostas pela pandemia, os recursos limitados da gestão do conselho para pagamento das comissões de avaliação e que a Uesb tem 12 cursos a espera de uma avaliação do CEE. “No caso do curso de Jornalismo, a documentação foi enviada há 14 meses, e estamos aguardando a vinda da comissão para avaliar o curso.” A gerente de Graduação da Uesb, a professora Flávia Caíres, complementou que a Uesb, como um todo, não possui pendências a respeito dos encaminhamentos realizados.  “Todos os trâmites já foram feitos, as demandas estão sob gerenciamento do governo estadual”.

Como explicado por Reginaldo, o reconhecimento do curso de Jornalismo depende da vinda de uma equipe de avaliação, composta por dois professores com formação em Jornalismo que estejam cadastrados no CEE, que virão à Vitória da Conquista para realizar os procedimentos de verificação da atual graduação.  Os avaliadores irão realizar ler o projeto pedagógico enviado anteriormente, conhecerão a estrutura do curso, como laboratórios e salas de aulas, e farão reunião com os professores e estudantes. Em seguida, eles irão apresentar um relatório dentro de um prazo de 60 dias depois da visita que será submetido ao Conselho Estadual de Educação. 

A professora Flávia Caires orientou que o Colegiado procurasse o Sinjorba (Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia) para que houvesse uma negociação para que aceitasse os certificados fornecidos pela Uesb, enquanto o diploma não for emitido. A coordenação do Colegiado de Jornalismo se comprometeu em buscar essa alternativa com o sindicato da categoria. O professor
Regina ressaltou a importância da mobilização dos estudantes, realizando um tipo de documento com assinatura dos atuais e ex-alunos reivindicando o diploma, para que a instituição tenha mais argumentos para solicitar que o trâmite seja agilizado.

Para a estudante do sexto semestre de Jornalismo e presidente do Centro Acadêmico Glória Maria, Nicole Prado, a reunião conjunta entre a pró-reitoria de graduação, os professores e os estudantes foi esclarecedora. “Podemos nos atualizar sobre a situação do processo da regularização do diploma, podendo, assim, reforçar e cobrar mais agilidade no processo.”

Além dos estudantes, os convidados e a coordenação do curso, estiveram presentes as professoras Adriana Camargo e Mary Weinstein, que também é coordenadora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e o professor Dirceu Góes. 

Representantes da Pró-Reitoria de Graduação e professores do curso de Jornalismo da Uesb

 

 

 

 

 

 

 

Imagem destacada: Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *