Projeto baiano Jovens Comunicadores ganha visibilidade nacional

As atividades do projeto são realizadas em 32 municípios do semiárido baiano e são voltadas para jovens e mulheres 6 de outubro de 2023 Edilaine Rocha

Durante os dias 24 a 31 de outubro, quando acontecerá  MilWeek2023 – Media and Information Literacy Week (em português, Semana do Letramento Midiático e Informacional), no formato on-line. O projeto do governo baiano Jovens Comunicadores será o representante do estado.  A participação será na mesa Pluralidade de Direito da Informação , no dia 25, das 11 às 13h, pela sua idealizadora, Emília Mazzei. 

Mazzei explicou que parte do projeto é integrante da iniciativa do governo estadual Pró-Semiárido e que se sente honrada com o convite de apresentar o projeto fora do estado. “É ideal que a gente possa falar nesse espaço, para mostrar a experiência que a gente está desenvolvendo na Bahia, servindo assim de exemplo para que outros estados e países também possam executar. É Importante debater esse assunto que é o letramento midiático no Brasil.”

O projeto Jovens Comunicadores tem como público-alvo  mulheres e jovens de 32 municípios concentrados na região centro no semiárido baiano, que agrega  cinco Territórios de Identidade. Esse trabalho tem contribuído para a diminuição da pobreza na região rural, gerando renda por meio da criação de oportunidades de remuneração de serviço agrícola e não agrícola.

Em 2024, a iniciativa tem previsão de uma nova edição para incluir outras regiões do estado. Seu financiamento é oriundo da Campanha de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) junto a Secretaria de Desenvolvimento Rural do estado (SDR), com financiamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Já o encontro MILWEEK é aberto à participação de estudantes, professores, lideranças comunitárias, jornalistas e cidadãos interessados em refletir sobre o Brasil e o fenômeno da desinformação. Interessados (as) podem se inscrever no link. A programação completa está no site

Os organizadores são grupo de professores (as) da Unicamp em parceria com docentes da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Acre (UFAC), Unipaiter/Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí, Unesco-Unaoc Unitwinj on Media and Information Literacy and Intercultural Dialogue e Unesco MIL Alliance. 

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