Secretários estaduais de saúde lançam site após governo Bolsonaro omitir dados

Por meio do portal Dados Transparentes, os secretários irão disponibilizar, de segunda a domingo, os números sobre a situação da pandemia da covid-19 no país 9 de junho de 2020 Felipe Ribeiro

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) lançou, no último domingo (07/06), o site Dados Transparentes para disponibilizar, de segunda a domingo, às 17h, os números sobre a situação da pandemia da covid-19 no Brasil. A entidade, que possui gestores dos 26 estados e do Distrito Federal, criou a plataforma após o governo federal modificar, na última quinta-feira (04/06), o horário e a forma de divulgação dos dados do novo coronavírus.

Na sexta-feira (05/06), a atualização dos números do Ministério da Saúde não aconteceu no horário de costume, às 18h, sendo divulgada mais tarde, às 21h30, com informações suprimidas. Antes da mudança, era possível visualizar os números da pandemia por cada estado e o número total de mortos somados desde o início da contagem, além dos óbitos das últimas 24 horas. Desde o último sábado (06/06), o Ministério da Saúde passou a informar apenas os dados de um dia para o outro e por região, sem a totalização anterior.

Em seu twitter, o presidente Jair Bolsonaro publicou: “Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo”. Porém, ao ser questionado sobre tal mudança, Bolsonaro também afirmou que: “Acabou matéria no Jornal Nacional”.

Os números do portal Dados Transparentes são capturados dos sites das Secretarias Estaduais de Saúde e a coleta é realizada por meio do sistema Notifica SUS, dos LACENS e dos municípios e hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde. Na plataforma, os secretários defendem a transparência e repudiam a tentativa de censura do presidente Jair Bolsonaro. “Queremos decisões baseadas em informações e condenamos qualquer tentativa de censura aos dados ou à pesquisa.”

Fonte: G1

Foto de capa: Print/Dados Transparentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *