Uesb e UFBA oferecem atendimento psicológico online durante o isolamento social

Em meio à pandemia da covid-19, a terapia online tem se tornado uma alternativa para quem precisa continuar tratamentos psicológicos ou evitar transtornos durante a quarentena 30 de abril de 2020 Tainara Menezes

Em Vitória da Conquista, de segunda a sexta-feira, estudantes do 7º semestre do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), supervisionados pela professora Odilza Lines, oferecem o serviço online e gratuito de atendimento psicológico para toda a comunidade. Já na Universidade Federal da Bahia (UFBA), as sessões são destinadas aos profissionais de saúde do Sudoeste do estado que, durante a pandemia da covid-19, estão na linha de frente do combate à doença.

O projeto da Uesb, chamado de “Psicologia em Link: Viralize o cuidar de si”, conta com a participação de 11 alunos e as sessões virtuais acontecem por meio dos aplicativos Skype ou WhatsApp, em horários distintos à tarde e à noite. O “Plantão Psicológico UFBA” é realizado por 10 profissionais cadastrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP) que foram treinados por docentes da universidade para atender na modalidade online.

Com a necessidade do isolamento social e o cenário do crescente número de casos de coronavírus no país e no mundo, a nova rotina e a exposição a uma grande quantidade de informações sobre a crise pode provocar efeitos negativos na saúde mental da população. A orientação psicológica online é uma modalidade recente de atendimento que tem crescido amplamente por conta da covid-19.

Diante desta nova realidade, a terapia virtual tem se tornado a melhor alternativa tanto para as pessoas que não podem interromper seus tratamentos quanto para aquelas que precisam contar com ajuda profissional para evitar o surgimento de algum tipo de transtorno psicológico durante o período de isolamento.

Os contatos podem ser feitos por meio de e-mail, telefone e rede social. Para contatar a equipe do projeto da Uesb, você deve ligar ou mandar mensagem para o número (73) 9 9194-5768, ou acessar o perfil no Instagram (@psicoligiaemlink). Os profissionais da UFBA estão disponíveis no site e no perfil (@plantaopsiufba).

Foto de capa: Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *