Alimentação no carnaval: como se manter saudável durante os dias de festa

Segundo o nutricionista, Higor Araújo, uma dieta baseada em carboidratos e o consumo regular de água são indispensáveis para manter a saúde durante o carnaval 22 de fevereiro de 2020 Tainara Menezes

O carnaval chegou e, com ele, os dias longos de festa que fazem muitas pessoas descuidarem da saúde e, principalmente, da alimentação. Segundo o nutricionista Higor Araújo, durante esse período, é importante ficar bem hidratado e realizar refeições a base de carboidratos para manter a energia. O Avoador conversou com ele para saber como os foliões podem curtir o carnaval sem deixar a saúde de lado.

Avoador: O que é recomendado comer nos dias de festa?

H.A.: Durante esse período, devemos nos alimentar de forma mais simples possível. Isso quer dizer consumir alimentos menos condimentados, com menos adição de molho e baixo teor de gordura. É importante evitar frituras e caldos. Deve-se manter uma alimentação básica a base de carboidratos, o que será indispensável para manter energia suficiente para curtir os dias de folia. Pão simples, raízes, arroz, macarrão sem molho, além das proteínas, como uma carne magra cozida, assada, ou grelhada, por exemplo. Além disso, as refeições intermediárias podem ser complementadas com água de coco, suco de frutas, frutas secas, amendoim, castanha, e nozes.

 “Com o consumo da bebida alcoólica, devemos pensar na hidratação como forma de prevenção e diminuição dos sintomas da ressaca.”

Avoador: Qual a melhor maneira de se manter suficientemente hidratado?

H.A.: Ao acordar, é bom consumir um copo de 300ml de água e, após isso, tentar incluir nos intervalos das principais refeições uma média de até 500ml. Com o consumo da bebida alcoólica, devemos pensar na hidratação como forma de prevenção e diminuição dos sintomas da ressaca. É bom incluir um copo de 200ml de água sempre que possível, intercalando com o consumo do álcool.

“Deve-se evitar longos períodos em jejum e sem hidratação.”

Avoador: O que comer pós folia?

H.A: Para reduzir os efeitos da ressaca, podemos apostar no consumo dos líquidos e dos carboidratos. Além disso, o consumo de água é indispensável. Outra coisa importante é, nos dias seguintes à festa, tentar recuperar as horas de sono perdidas e retomar a sua alimentação habitual.

Avoador: Quais são os melhores produtos para repor as energias?

H.A: Uma alimentação com carboidratos em sua base se torna indispensável para repor essa energia. De forma mais simples, podemos utilizar os isotônicos (bebidas à base de carboidratos vendidas facilmente em qualquer supermercado), e caso não consiga acesso aos isotônicos industrializados, pode ser consumido de forma natural por meio da água de coco. Sucos de frutas também são uma excelente forma de repor esse carboidrato.

“Uma alimentação com carboidratos em sua base se torna indispensável para repor a energia.”

Avoador: O que evitar na sua dieta durante esses dias?

H.A: Devem ser evitados longos períodos em jejum e sem hidratação.

* A entrevista teve partes editadas para possibilitar ao leitor uma melhor compreensão do texto.

Foto de capa: Avoador

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