Decreto de Herzem prorroga por mais sete dias o fechamento do comércio em Conquista
Comércio essencial mais as óticas e as lojas de material de construção continuarão funcionando, desde que adotem medidas obrigatórias de prevenção, como as máscaras 26 de abril de 2020 Felipe RibeiroO comércio não essencial de Vitória da Conquista vai permanecer fechado por mais sete dias. O prefeito, Herzem Gusmão, assinou o decreto neste domingo (26/04). Só poderão permanecer abertos os estabelecimentos essenciais, como supermercados, farmácias, e algumas exceções, como lojas de materiais de construção e óticas. Essa abertura estará condicionada adoção precauções de segurança, como a disponibilização de álcool em gel e a obrigatoriedade do uso de máscaras por clientes e funcionários.
Além disso, desde a última quinta-feira (23/04), de acordo com outro decreto, a população só poderá sair às ruas usando máscaras e os motoristas de coletivos podem se recusar a aceitar passageiros sem esse equipamento de proteção. Essas medidas da prefeitura fazem parte do combate à disseminação do novo coronavírus na cidade. O primeiro decreto foi no dia 16/03, quando o prefeito suspendeu as aulas por 15 dias na rede pública e privada da cidade, inaugurações feitas sem a presença do público, suspensão das atividades do Centro de Convivência do Idoso, entre outras.
Em 31/03, a cidade registrou o seu primeiro caso de covid-19 e até 26 de abril já está confirmados 28 casos de pessoas infectadas.
Outros decretos
Este é novo decreto assinado por Herzem Gusmão com medidas relacionadas ao novo coronavírus. O anterior foi publicado no dia 24 de abril, quando as óticas obtiveram a possibilidade de abrirem as portas. No dia 6 de abril o prefeito publicou decreto onde declarou estado de calamidade pública na cidade e revogou a decisão de reabrir o comércio. No dia 5 de abril, Herzem Gusmão assinou um decreto que autorizava a reabertura de lojas e do setor industrial por sete dias.
No dia 29 de março o prefeito havia assinado um decreto em que mantinha lojas, bares, restaurantes, escolas, faculdades, cinemas, academias e outros estabelecimentos comerciais fechados.
No dia 26 de março, o prefeito assinou um decreto em que flexibilizou a abertura de alguns setores do comércio a partir do dia 27. Entre os estabelecimentos liberados, estavam aqueles relacionados à construção civil, hotéis, pousadas e até concessionárias de carros. Em 22 de março, saiu no Diário Oficial do município o decreto que determinava o fechamento do comércio de Conquista, entre os dias 23 e 29 de março.
Em 18 de março, houve a publicação do segundo decreto que estendia a suspensão para atividades em cinemas, shopping centers, academias, teatros, casas de espetáculos e bares. Também houve a normatização sobre os passageiros no transporte coletivo e a exigência de higienização dos ônibus. No dia 16 de março, foi publicado o primeiro decreto com a suspensão das atividades por 15 dias de escolas municipais e de estabelecimentos privados de ensino que atuem no município, incluindo universidades e faculdades particulares.
Foto: PMVC