Dez vereadores de Conquista votam contra Moção de Aplauso à  Carta em Defesa da Democracia

Não é a primeira vez que a instituição manifesta um posicionamento conservado. Em 2021, houve a reprovação de uma sessão comemorativa aos 100 anos de Paulo Freire 17 de agosto de 2022 Malu Lima

O pedido de Moção de Aplauso de apoio à Carta em Defesa da Democracia, proposto pela vereadora Viviane Sampaio (PT), não foi aprovado na manhã desta quarta-feira (17/08), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Dos 21 parlamentares, 1o votaram contra e sete foram a favor.

O documento colocado em votação foi organizado por juristas brasileiros como um ato de salvaguarda da democracia diante dos ataques realizados pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, à democracia, tendo sido lido durante evento da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com a vereadora Viviane, essa rejeição era espera da banca conservadora e bolsonarista da Câmara de Vereadores. “Eu já sabia como iria se dar a discussão. Vocês têm que votar contra mesmo, porque se votassem a favor estariam indo contra ao que defendem. Nós temos aqui um parlamento ultraconservador, e a sociedade de Vitória da Conquista precisa observar o que acontece aqui dentro.”

Na sessão de votação, três vereadores estavam ausentes e um não se manifestou. O placar de votação favorável à Moção foi de sete vereadores. São eles: Fernando Jacaré, Alexandre Xandó (PT), Valdemir Dias (PT), Luciano Gomes (PCdoB), Ricardo Babão (PCdoB), Dr. Anderson (PCdoB) e Luis Carlos Dudé, que é o atualmente é o presidente da Câmara. Durante a sessão, o parlamentar Xandó frisou que os votos contrários à Moção seriam contra a defesa da democracia. “Quem votar contra essa moção de aplauso a esta Carta é bom que saiba o conteúdo, porque será cobrado pelas ruas por está votando contra a democracia e a favor de quem defende a ditadura.”

Já os votos contrários foram dos vereadores: Dr. Augusto Cândido (PSDB), Dinho dos Campinhos (PP), Ivan Cordeiro (PTB), Adinilson Pereira (MDB), Hermínio Oliveira (PODE), Nildo Freitas (PSC), Chico Estrela (PTC), Sub Tenente Muniz (Avante), Bibia (MDB) e Orlando filho (PRTB). Em defesa de sua opção de voto, o vereador Augusto Cândido disse que “essa carta não significa nada em termos de democracia. São pessoas que estão fazendo de tudo pelo poder e estão perdendo, se segurando em uma tábua de salvação que já afundou”.

De acordo com o Blog do Sena, a reprovação da Moção de Aplauso à Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada e defendida por professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, não foi o único caso de um posicionamento conservador da instituição. Em 2021, houve a reprovação de uma sessão comemorativa dos 100 anos do pedagogo Paulo Freire e uma Moção de Repúdio contra o DC Comics, em que há um personagem dos quadrinhos de Superman como bissexual.

Foto destacada: PMVC

 

Uma resposta para “Dez vereadores de Conquista votam contra Moção de Aplauso à  Carta em Defesa da Democracia”

  1. […] acordo com o site Avoador, votaram a favor da proposta os vereadores Fernando Jacaré (PT), Alexandre Xandó (PT), Valdemir […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *