Começa neste 8 de abril a V Semana Jornalismo Importa

Além das palestras, oficinas, grupos de trabalhos científicos, o evento terá café da manhã todos os dias e uma camiseta exclusiva 7 de abril de 2024 Raquel Soreira

Em comemoração aos 26 anos do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e ao Dia do Jornalismo em 7 de abril, a V Semana Jornalismo Importa: Ensino, Mercado e Pesquisa começa nesta segunda-feira (08/04), às 7h30, em Vitória da Conquista. Serão cinco dias com atividades pela manhã, tarde e noite, com cinco simpósios, uma conferência especial, nove mesas redondas, 16 oficinas e   de abril, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo e coordenadora do evento, a professora Carmen Carvalho, a quinta edição do evento é mais um momento em que a universidade pública abre suas portas à comunidade local, aos profissionais da área da comunicação e jornalismo e demais interessados em entender da área. “É um momento de diálogo, de reflexão e aprendizado com os convidados que estarão nas palestras e oficinas, além dos autores dos trabalhos científicos.” 

As inscrições da V Semana Jornalismo Importa encerraram no último dia 5 de abril,  com cerca de 180 inscritos. Aos estudantes do curso de Jornalismo da Uesb a participação é gratuita,  já para os alunos de outros cursos da instituição e fora dela o valor era de R$25,00 e profissionais R$50,00. O processo de credenciamento vai ser a partir das 7h30, no Teatro Glauber Rocha. Quem estiver inscrito no evento e nas oficinas, receberá, além do material de apoio (pasta, bloco e caneta), uma camiseta exclusiva do evento.  Todos serão recepcionados com um café da manhã e uma atividade artística.

A programação do evento terá início com a cerimônia de abertura às 8h, no Teatro Glauber Rocha, com a presença do Pró-Reitor de Graduação da Uesb, o professor Reginaldo Santos Pereira; a vice-diretora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH), Marcela Pessoa;   o criador do curso de Jornalismo da Uesb, José Duarte; a coordenadora do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho; coordenadora do Centro Acadêmico de Comunicação Social e Jornalismo – Gregório de Matos – Gestão Glória Maria, Nicole Prado. Em seguida acontece o simpósio: “Jornalismo como Forma de Transformação Social”, e a mesa- redonda “Lutas, Conquistas e Desafios do Jornalismo” com a participação das presidenta da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji),  Katia Brembatti, e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro (Fenaj), e os presidentes da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Jornalismo (SBPjor), Felipe Simões Pontes, e do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba),  Moacy Neves. Felipe ainda fará a conferência: “As transformações do Jornalismo na atualidade”, na segunda parte da manhã. 

Durante a tarde, serão realizadas as diversas oficinas programadas, das 14h às 18h. São elas: “Direitos Trabalhistas e Liberdade de Imprensa”, ministrada por Moacy Neves (Sindijorba) e Samira de Castro (Fenaj), “Lei de Acesso à Informação”, com Katia Brembatti (Abraji). Simultaneamente, das 14h às 18h, ocorrerão também”Métodos e Técnicas de Pesquisa em Jornalismo”,  com Felipe Pontes (SBPJor), e “Gerenciamento de Crise em Assessoria de Imprensa”, conduzida pela jornalista Luciana Oliveira. Encerrando a programação do primeiro dia do evento, das 17h às 19h, haverá as apresentações de trabalhos do  Grupo – Gênero e Jornalismo, coordenado pela doutora, Rosiene Aguiar. Os locais estão na programação do site. 

Na terça-feira, segundo dia do evento, a partir das 8 horas, no Cap (Centro de Aperfeiçoamento) da Uesb, ocorre o Simpósio “O futuro do jornalismo será local”, que terá duas mesas-redondas. A primeira delas é  “Jornalismo independente”, com os convidados Lucas Cavalcanti Maia (Agência Tatu), Anderson Couto (Agência Mural), Anderson Santana. Na mesa-redonda seguinte, “Jornalismo Local” estão Tiago Marques Viana (Agência Sertão), Leila Costa (Site Coreto) e Victória Lobo (Conquista Repórter)e Emília Mazzei (Jovens Comunicadores). Entre as duas mesas, haverá um lanche, das 10h às 10h30, acompanhado de uma atração musical. No período da tarde, às 14h, acontecerão as oficinas  “Jornalismo de dados”, com Lucas Cavalcanti Maia (Agência Tatu), no Laboratório de Jornalismo. Oficina de “Assessoria de Comunicação” com Anderson Santana, no auditório do Luizão II. O segundo dia do evento encerra-se com o “Grupo de Trabalho Jornalismo e Cidade”, no Auditório I do Luizão.

No dia seguinte, 10 de abril, no Cap (Centro de Aperfeiçoamento) da Uesb, as atividades começam com o Simpósio sobre “Ensino e pesquisa em jornalismo”, tendo como primeira mesa-redonda “Ensino de Jornalismo”, com palestrantes a professora Flávia Mota (Uesb) e o professor Marcelo Bronosky (UEPG). Após o lanche, das 10h às 10h30, será a vez da mesa-redonda “O desenvolvimento das pesquisas em Jornalismo”, mediada por Mary Weinstein (Uesb), com os convidados Marcus Lima (Uesb) e Rafael Bellan Rodrigues de Souza (Ufes). As oficinas deste dia serão:  “Jornalismo Crítico-Emancipatório em Adelmo”, com Rafael Bellan Rodrigues de Souza (Ufes), no Auditório do Luizão I, e “Técnicas e Táticas de Enfrentamento à violência na produção jornalística”, com Marcelo Bronosky. Haverá ainda a apresentação das apresentações dos  Grupos de Trabalho “Ensino e Jornalismo”, “Desinformação”, “Telejornalismo” e “Jornalismo Local”, no Auditório I do  Luizão.

No penúltimo dia do evento, no Cap (Centro de Aperfeiçoamento) da Uesb, o simpósio de abertura é dedicado ao tema “Combate à desinformação e educação midiática”, com duas mesas, sendo a primeira “Desinformação e plataformas de redes sociais”, com os convidados Gilberto Scofield (PUC/Rio/UFRJ), Ivan Paganotti (Metodista). Das 10h às 10h30, um intervalo para o café e uma atração artística. Em seguida, as atividades continuam com a mesa-redonda sobre “Checagem e educação midiática”, com os convidados Victor Terra ( Agência Lupa)  e Hayaldo Copque (Uesb). Na parte da tarde, das 14h às 18h, ocorrem as oficinas: “Educação Midiática e Checagem de Fatos”, com Victor Terra,no auditório I do Luizão; “Como combater a desinformação”, com Gilberto Scofield, Laboratório de Jornalismo; O que o jornalismo pode ganhar (ou perder) com a PL das Fake News?, com Ivan Paganotti, Auditório II do Luizão. O evento encerra o dia de programação com a apresentação dos trabalhos do “Grupo – Temas livres” , coordenado pelo mestre em ensino André Thibes, no auditório II do Luizão.

No último dia do evento, a partir das  8 horas,  também no Cap, há o Simpósio sobre “Tendências e desafios no audiovisual”, com uma mesa-redonda sobre “Jornalismo multiplataforma”, mediada por Dannilo Duarte (Uesb) e com os convidados Suzana Barbosa (Ufba) e Judson Almeida (TV Sudoeste). Às 10h, ocorre um intervalo para a atração artística e  lanche. A programação continua com outra mesa-redonda sobre “Linguagens e processos de produção em podcast e redes sociais”, com os convidados Matheus Boa Sorte (Canal Boa sorte viajante) e Afonso Ribas (Conquista Repórter). Também acontecerá o encerramento do evento. Na parte da tarde, das 14h às 18h, acontecem as oficinas: “Podcast”, com Afonso Ribas, no Laboratório de Jornalismo, “Jornalismo digital em tempos de plataformização”, com Suzana Barbosa, no auditório I do Luizão; “Teatro do oprimido contra a desinformação”, com Hayaldo no Auditório II do Luizão, com Hayaldo Copque. 

 A realização da V Semana Jornalismo Importa: Mercado, Ensino e Pesquisa foi possível graças ao apoio dos seguintes colaboradores: Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), os vereadores por Vitória da Conquista Alexandre Xandó (PT) e Viviane Sampaio (PT), a deputada Federal Alice Portugal (PCdoB), e a empresa Nikita Personalizados. Também são parceiros da atividade o Centro Acadêmico de Comunicação Social e Jornalismo – Gregório de Matos – Gestão Glória Maria e os veículos jornalísticos Conquista Repórter e Site Coreto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *