Sede da Prefeitura de Conquista recebe iluminação especial em homenagem aos psicólogos baianos nesta quinta e sexta-feira

Segundo levantamento do Conselho Regional de Psicologia, 70% das pessoas se sentiram emocionalmente afetadas durante a pandemia 26 de agosto de 2021 Catarine Ferraz

Nos dias 26 e 27 de agosto, a partir das 18h, a Prefeitura de Vitória da Conquista terá uma iluminação azul do lápis-lazúli, cor que representa a Psicologia. A ação faz parte da celebração dos 59 anos da Psicologia promovido pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia (CRP), que inclui ainda outras cidades da Bahia. 

Segundo o presidente do CPR, Washington Luan Gonçalves de Oliveira, a proposta é dar maior visibilidade à importância do exercício da profissão no estado mediante a um contexto pandêmico e de crise política, econômica e social do país, além de fomentar também a necessidade de se atentar aos cuidados com a Saúde Mental. Espera-se, assim,  “manifestar os obstáculos enfrentados pelos profissionais da Psicologia, sobretudo durante a pandemia”. 

Já conselheira vice-presidenta do CRP, Ana Caroline Moura Cabral (CRP-03/5541), destaca a importância de homenagear, em mais um ano, o exercício da profissão diante do contexto atual, levantando discussões a respeito dessa prática em meio às mais diversas problemáticas geradas pela epidemia e, ainda, aquelas que já faziam parte do cotidiano dos psicólogos perante todas as crises enfrentadas pela sociedade brasileira. Também busca-se “valorizar todos os profissionais baianos que buscam trabalhar com ética e em colaboração com os direitos humanos”.

Essa iluminação também estará hoje no Farol da Barra e no Elevador Lacerda, em Salvador, na Prefeitura de Esplanada, na Igreja Inacabada de Alagoinhas e na Câmara de Barreiras. A Prefeitura Municipal de Una e a sede da entidade em Salvador já estão sendo iluminadas em homenagem ao aniversário da profissão.

De acordo com dados do Conselho Regional de Psicologia, cerca de 70% das pessoas entrevistadas afirmam terem sentido medo, insegurança e tristeza durante as circunstâncias da pandemia do novo coronavírus. Mais 30% declararam sentir necessidade de ter algum acompanhamento com psicólogo e, além disso, 80% dos entrevistados relataram estar dispostos a se submeter ao atendimento on-line.

O projeto do Conselho conta com o apoio institucional da Marinha do Brasil (Farol da Barra), das prefeituras das cidades de Vitória da Conquista, Alagoinhas, Esplanada e de Una, como também a Prefeitura de Salvador (Elevador Lacerda) e da Câmara de Vereadoras/es de Barreiras. 

Confira os outros resultados da pesquisa realizada pelo Conselho Regional de Psicologia da Bahia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *