Salvador está em oitavo lugar entre as capitais que mais elegeram mulheres vereadoras nas eleições de 2020
Dentre as nove candidatas eleitas, a mais votada foi Ireuda Silva, mulher, negra, frequentadora da Igreja Universal e vice-presidente da Comissão de Reparação e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde. 17 de novembro de 2020 Júlia AndradeO número de vereadoras eleitas em Salvador subiu de 7 para 9 em 2020. A capital soteropolitana é a oitava no ranking de capitais que mais elegeram mulheres para o parlamento municipal em em 2020.
Em seu perfil no Facebook, o professor do curso de Comunicação da UFBA, Wilson Gomes, analisou o novo cenário. Segundo ele, dois terços das vereadoras eleitas são de direita ou da base bolsonarista e cinco delas são negras, das quais três são da esquerda e duas da direita. “A Velha Cidade elegeu, pela primeira vez, uma candidatura coletiva: Pretas Por Salvador.”, destacou.
As três mulheres, que irão desempenhar um mandato coletivo na Câmara Municipal de Salvador, são todas filiadas ao PSOL: Laina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis. Porém, somente a primeira oficialmente, poderá participar das sessões e votar, porque a legislação eleitoral, ainda não aceita mandatos coletivos. No entanto, por se tratar de um mandato compartilhado, as decisões serão tomadas pela as três e a gestão de governo do mesmo, também.
Dentre as nove candidatas eleitas, a mais votada foi Ireuda Silva, mulher, negra,vice-presidente da Comissão de Reparação e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e frequentadora da Igreja Universal. O coletivo Pretas por Salvador foi o menos votado e tem uma contradição religiosa. “Cada uma delas tem a sua e deixaram isso bem claro”, explicou Wilson.
Confira abaixo a lista completa das candidatas eleitas a vereadora:
1- Ireuda Silva (Republicanos)
2- Marcelle Moraes (DEM)
3- Debora Santana (Avante)
4- Marta Rodrigues (PT)
5- Cris Correia (PSDB)
6- Roberta Caires (Patriota)
7- Catia Rodrigues (DEM)
8- Maria Marighella (PT)
9 – Laina Crisóstomo do coletivo Pretas por Salvador (PSol)