#FALSO| Mensagem com oferta de emprego do Projeto Am é golpe
O anúncio compartilhado em grupos de Whatsapp tem por objetivo roubar dados dos interessados na vaga de trabalhoCirculam nos grupos de WhatsApp da região Sudoeste mensagens que oferece vaga de emprego em um suposto Projeto Am. A proposta, encaminhada por um indivíduo que se identifica como gerente, informa ainda que o trabalho é de meio período, com salário diário de 500 a 1500 reais e remuneração imediata de 50 reais, e traz um link com um formulário a ser preenchido pelo interessado. Uma leitora do site Avoador que recebeu a mensagem pediu a verificação. Confira o trabalho da Editoria Xereta.
Informação FALSA. O primeiro passo na verificação da mensagem viral foi fazer uma pesquisa no Google para identificar se outras editorias ou agências de checagem já haviam realizado uma investigação a respeito. Encontramos uma verificação da Agência Lupa, que identificou golpe, em mensagens semelhantes relacionadas às empresas Amazon e ao Mercado Livre.
A editoria Xereta partiu para realizar a sua própria averiguação. Fomos então verificar a existência do Projeto Am, que é citado na mensagem. Mais uma vez, utilizamos o Google, o qual apontou a existência de um organização intitulada AM Projetos, do ramo de arquitetura, que tem um perfil no Facebook apenas, sem um site específico. Enviamos mensagem para a empresa questionando sobre o envio de ofertas de emprego via aplicativos de mensagem, mas, até a publicação desta matéria, não houve resposta. No entanto, ao checar o perfil na rede social, é possível observar que se trata de um serviço de arquitetos em trabalho autônomo, pois não há referência há uma organização em específico.
Também buscamos identificar o tipo de link existente na mensagem. Para isso, convidamos o professor do curso de Ciências da Computação, Hélio Lopes, para fazer uma análise Segundo ele, o endereço eletrônico está registrado no domínio hauxiang.app em Toronto, no Canadá, e que o seu objetivo é roubar os dados de quem preencher o formulário. Além disso, o número de telefone utilizado nos disparos no Whatsapp também é canadense.
Esse tipo de mensagem com link é estratégia conhecida como phishing, um crime cibernético que usa fraude, truque ou engano para manipular as pessoas e obter informações confidenciais. A nomenclatura vem da palavra em inglês para pescaria (fishing), em alusão ao ato de “pescar” as informações pessoais das vítimas. De acordo com o professor Hélio, a melhor forma de se proteger contra phishing é ignorar, apagar e bloquear o remetente, evitando, assim, que novos golpes enviados pelo mesmo número possam chegar aos seus aplicativos de mensagens.
Portanto, a mensagem seguida do link para emprego de meio período recebe o selo de FALSO do Xereta. Seu intuito é apenas roubar dados dos interessados.
Por Gabriela Matias e Luana Carvalho
[…] Site Avoador também já publicou uma checagem de conteúdo parecido, em maio de 2022. Na ocasião, a mensagem divulgava uma vaga falsa de emprego no projeto AM, em que […]
[…] já explicou o professor do curso de Ciências da Computação da Uesb, Hélio Lopes, em outra verificação com conteúdo semelhante, esse tipo de mensagem com link é um phishing, um crime cibernético que usa fraude, truque ou […]
[…] já explicou o professor do curso de Ciências da Computação da Uesb, Hélio Lopes, em uma verificação de conteúdo da editoria Xereta, esse tipo de mensagem com link, que as mulheres receberam, é um phishing, um crime cibernético […]
[…] para roubar senhas e outros dados de outros aplicativos.O Site Avoador também já publicou uma checagem de conteúdo parecido, em maio de 2022. Na ocasião, a mensagem divulgava uma vaga falsa de emprego no projeto AM, em que […]