Curso de Jornalismo da Uesb indica 11 produções ao Expocom Nordeste 2025
Além da participação no evento, curso avança com projeto de mestrado, reforço técnico nos laboratórios, ações de extensão e atividades acadêmicas 13 de maio de 2025 Sarah AndradeO Colegiado do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) teve 11 produções jornalísticas desenvolvidas pelos estudantes no ano passado indicados à Expocom do Intercom Nordeste 2025, que será realizado entre os dias 23 e 26 de junho, em Fortaleza, no Ceará. O resultado será divulgado dia 27 de maio.
De acordo com a coordenadora do CCJor, a professora Carmen Carvalho, a cada ano o curso de Jornalismo tem ampliado a participação no Expocom regional. “Este ano chegamos a esse número inédito de 11 trabalhos concorrendo a seleção do evento. É uma maneira de valorizar e mostrar a qualidade das produções realizadas pelos estudantes com a orientação dos professores.”
Para a jornalista Edilaine Rocha, que colou grau em abril, e é autora do trabalho que concorre na categoria Reportagem em video/telejornalismo, a participação no evento é uma maneira de mostrar a relevância do seu trabalho de conclusão de curso (TCC). “Realizar uma reportagem é sempre desafiador, e para mim, não foi diferente. Tive a missão de falar sobre algo importantíssimo para nossa história, como o patrimônio arqueológico.”
A também jornalista recém-formada, Yasmin Luene, participa do evento na categoria Podcast com a obra “Juvenília: a educação como ideal”, desenvolvido no estágio do TCC. “É um trabalho que desenvolvi com tanta dedicação e que diz tanto sobre minhas origens. Minha cidade natal não possui um acervo bibliográfico que contasse a sua história, então o trabalho foi ainda maior”, explicou.
Já o atual o estudante do sétimo semestre, Andremax Ribeiro, que foi selecionado na categoria Produção laboratorial em jornalismo, com a cobertura cultural da disciplina Jornalismo da Internet I, salientou que essa uma oportunidade de mostrar a produção do curso fora de Conquista. “Não medi esforços para que nosso trabalho fosse inscrito na Expocom 2025. É fundamental que nossos trabalhos ultrapassem os caminhos da sala de aula e ter uma chance disso acontecer é muito empolgante,” disse.
O Expocom é um concurso de trabalhos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação Social dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Cinema e Audiovisual, Rádio, TV e Internet, e ainda tem a modalidade Produção Transdisciplinar com 16 categorias. O certame acontece no Intercom (Congresso Brasileiro de Comunicação), que tem uma edição regional (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste), e uma versão nacional, que este ano será em Vitória, no Espírito Santo. Nos eventos do Nordeste, a cada ano é em um estado, e em 2025, será no Ceará, na capital Fortaleza. Nessa edição regional, são cinco selecionados em cada uma das 71 categorias, em que os indicados foram selecionados pelos respectivos cursos.
Outras participações e premiações
O curso da Uesb tem participado de outros eventos do Intercom/Expocom. Entre em 2018 e 2024, mais de 20 trabalhos já estiveram entre os melhores do Nordeste. Em 2018, sete produtos foram finalistas na Expocom Nordeste, nas modalidades, produção em jornalismo digital, histórias em quadrinhos, jornal-laboratório impresso, livro-reportagem, programa laboratorial de TV, revista-laboratório impressa e revista customizada. Na edição de 2023, a jornalista Leiane Oliveira foi premiada com o trabalho “Fala sério, radialista!”, na categoria de Radiojornalismo, durante o Intercom Nordeste. No mesmo evento, o projeto de extensão “Jornalismo como Forma de Transformação Social no Combate à Desinformação”, coordenado por Carmen Carvalho, também foi destaque, ficando entre os cinco melhores da região.
Além disso, o curso esteve presente no Intercom Nacional 2023, em Belo Horizonte, com a apresentação de diversos artigos por estudantes e professores. Entre os destaques estiveram pesquisas sobre jornalismo local, desertos de notícias e formatos inovadores. O site Avoador, projeto laboratorial do curso, integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNDC), vencedora do Prêmio Luiz Beltrão na categoria Grupo Inovador.
Em 2024, o curso teve cinco trabalhos indicados a Expocom, e quatro artigos aprovados para apresentação nos Grupos de Trabalho do Intercom Nordeste, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte. Dois desses trabalhos foram desenvolvidos dentro das atividades do site Avoador.
Atividades acadêmicas CCJor
Na última semana, o Colegiado do Curso de Jornalismo (CCJor) também anunciou avanços na incorporação de recursos humanos e de gestão acadêmica. No dia 7 de maio, teve início o processo eleitoral para a votação da nova coordenação do colegiado. A única chapa inscrita é composta pela professora Carmen Carvalho à coordenação e pelo professor Adalton Fonseca à vice-coordenador. Um primeiro encontro com estudantes do quinto e sétimo semestre foi realizado, e novos momentos de escuta e diálogo com a comunidade acadêmica serão marcados.
No dia 8 de maio, foi publicada a portaria que institui a Comissão de Mestrado em Comunicação da Uesb, composta pelos professores Adalton Fonseca, Carmen Carvalho, Dannilo Duarte, Marcus Lima e com colaboração do professor José Duarte. A comissão atuará na estruturação da pós-graduação na área.
Ainda no mesmo dia, foi concluída uma reunião com a equipe de Recursos Humanos da universidade, garantindo o reforço técnico nos laboratórios de Jornalismo, Telejornalismo e Radiojornalismo. A chegada de novos profissionais para atuação nos espaços está prevista para os próximos dias.
O professor Adalton Fonseca teve aprovado o projeto “Inteligência artificial e jornalismo: caminhos para um uso ético e responsável”, contemplado pelo edital 334/2025 da Pró-Reitoria de Extensão. O projeto será realizad nos próximos meses.