Site Avoador faz parceria com Agência Mural e realiza série de reportagens sobre bairros de Conquista
A parceira propiciou aos futuros jornalistas da Uesb um aprendizado sobre as técnicas de trabalho de uma das agências mais reconhecidas do Brasil e um aprimoramento da prática da reportagem 6 de abril de 2022 Mariana OliveiraEntre os meses de março e outubro de 2021, a ação extensionista “Jornalismo como Transformação Social 2021” da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), responsável pelo Site Avoador, realizou uma parceria com a Agência Mural de Jornalismo nas Periferias, que resultou em uma série de reportagens sobre bairros periféricos de Vitória da Conquista. Ao todo, cinco matérias foram publicadas entre setembro e outubro do ano passado.
De acordo com a professora do curso de Jornalismo, Carmen Carvalho, que coordenadora o programa Jornalismo como Forma de Transformação Social, o intuito da parceira foi propiciar aos futuros jornalistas da Uesb um aprendizado sobre as técnicas de trabalho de uma das agências mais reconhecidas do Brasil e um aprimoramento da prática da reportagem nas comunidades populares de Vitória da Conquista. “Foi uma oportunidade de encontro entre a academia e o saber dos jornalistas da Mural, que compartilharam o conhecimento desenvolvido no jornalismo especializado que produzem, como a definição das pautas a partir da perspectiva dos bairros periféricos, dando ênfase aos personagens e acontecimentos que destaquem o lado positivo de cada local. Essa perspectiva ampliou ainda mais as possibilidades de realizações da produção jornalística no interior”.
Para a cofundadora e diretora institucional da Agência Mural, Cíntia Gomes, a parceria foi uma uma forma de “contribuir para que estudantes de jornalismo tivessem uma outra visão da cobertura jornalística sobre as periferias e de como atua um correspondente local.” Já o também cofundador e atual diretor de negócios da organiza;’ao, Anderson Menezes, destacou o quanto a experiência foi enriquecedora. “O encontro com outros jovens universitários possibilitou uma troca e aprendizado com a prática do fazer jornalismo.”
Da parceria entre Site Avoador e a Agência Mural, participaram cerca de 10 integrantes da ação extensionista Jornalismo como Forma de Transformação, que foram os responsáveis pela cobertura diária do Site Avoador em 2021. Entre os meses de março e abril, eles participaram do curso “Cobertura Jornalística nas Periferias”, que apresentou o método desenvolvido e aperfeiçoado pela organização jornalística, desde a pauta, apuração e narrativa, a linha editorial e os princípios de trabalho. As atividades foram divididas em nove módulos disponibilizados em uma plataforma virtual pela agência, encontros ao vivo pelo Google Meeting com os jornalistas da equipe e convidados e a etapa de prática, com a produção de conteúdo local, que esteve sob a responsabilidade da professora do curso de Jornalismo da Uesb.
Durante o curso também foram dadas aulas que trataram do jornalismo em base de dados, de fotojornalismo e de práticas relacionadas a checagem de fatos. Após essa fase de aprendizado, nos meses seguintes, os estudantes definiram as pautas e foram produziram as reportagens nos bairros de Conquista, que, além de mostrar os problemas, destacaram o lado particular, transformador e inusitado dos locais.
Segundo a estudante do sétimo semestre de Jornalismo da Uesb, Renata Batista, o curso com a Agência Mural e o desenvolvimento da reportagem para o site Avoador contribuiu para mostrar que o jornalismo pode produzir um conteúdo diferenciado sobre os bairros populares. “A periferia pode ser valorizada pelo o que ela tem de bom, sem a reprodução dos estereótipos propagados pelos grandes meios de comunicação.” Moradora do bairro Patagônia, na periferia de Conquista, Renata, juntamente com a colega Ariane Longa, escreveu sobre a prática da capoeira como forma de transformação das vidas de jovens periféricos. “Produzir a reportagem foi incrível para mim. Amei poder valorizar a capoeira, que é um esporte tão querido no meu bairro e que tanto auxilia os jovens daqui”, ressaltou. As duas estudantes ainda realizaram uma reportagens sobre as ciclovias na cidade, que mostrou o quanto a falta de sinalização nas ruas e avenidas coloca em risco as vida dos trabalhadores periféricos, que mais usam a bicicleta para a locomoção diária.
O também estudante do curso de Jornalismo da Uesb, Denilson Soares, do quinto semestre, enfatizou que a oportunidade lhe permitiu conhecer um veículo de imprensa diferenciado, que produzir um conteúdo sobre as periferias, que, segundo ele, são “lugares muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela mídia”. “Produzir a reportagem para a Agência e o Avoador, conhecer os lugares por onde passei para fazer a reportagem e conhecer pessoas e seus pontos de vista foi uma experiência que levarei pra minha vida.” Denilson, em conjunto com as estudantes Catarine Ferraz, também do quinto semestre, e Mariana Oliveira, do sétimo, escreveu sobre os bairros Urbis IV e V de Conquista, apresentando não só as dificuldades daquela região, mas as melhorias significativas conquistadas ao longo dos 40 anos de existência dos dois bairros.
Outra participante do projeto de parceria foi Gabriela Souza, estudante do sétimo semestre. Ela escreveu duas reportagens: uma sobre o bairro Boa Vista e o seu Loteamento Vila América, e outra, em parceria com Mariana Oliveira, sobre as praças de Conquista. Para a estudante, o aprendizado serviu para mostrar é possível fazer um jornalismo fora da lógica tradicional dentro das periferias. “Você pode estar buscando novas formas de estar olhando para esses bairros, que, em sua maioria são populosos, e muitas vezes aparecem na mídia somente como pontos de violência, pontos de tráfico, enfim, como pontos não positivos.” No entanto, a partir do projeto, ela aprendeu a apresentar outras perspectivas, histórias e valorizar os personagens locais. “Participar do projeto foi uma grande experiência para mim, porque eu sei que é possível fazer de formas diferentes, colocar esses moradores dos bairros à frente. Eles podem ser protagonistas dessas reportagens.”
Agência Mural
Surgiu em 2010, em São Paulo, com o blog Mural, o primeiro blog de notícias das periferias paulista, que era publicado na Folha de S.Paulo. De acordo com o institucional da Agência Mural, o veículo foi idealizado e concretizado a partir de mais de 20 jornalistas moradores das comunidades. Desde então, a organização tem crescido na cobertura, no número de profissionais, colecionado prêmios, realizados várias parcerias e conquistado financiamento nacional e internacional para manter o trabalho.
A linha editorial tem por enfoque apresentar a realidade dos bairros periféricos e pequenos distritos, que são acabam esquecidos da cobertura jornalística dos maiores e mais veículos do país, a partir de uma perspectiva de quem vive no local e sabe que existe uma vida pulsante além dos problemas relacionados à violência. “A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias, em especial na Grande São Paulo,” diz a publicação da organização. Para isso, a equipe criou 10 princípios que norteiam a cobertura jornalística das periferias na Mural.